No Facebook, um utilizador publicou várias imagens que, supostamente, mostram produtos disponíveis no site da Worten, com preços sujeitos a promoções que vão dos 92% aos 99%. “Chegou aquela altura do ano em que chamam idiotas aos consumidores” começa por dizer o autor do post. “Cuidado com as compras de Black Friday”, aconselha no final da publicação.
Nas imagens vê-se um difusor de óleos essenciais cujo preço em promoção é de 61,50 euros. Rasurado, acima, vê-se aquele que está indicado como preço original, uma quantia inusitada para o produto em questão: 6.673,19 euros. E o caso não é único: há um tapete para bebés com um preço original indicado como 369,99 euros (com promoção está a 29,99 euros) e ainda um creme antienvelhecimento com ácido hialurónico, que aparentemente custava 200 euros antes de estar com 95% de desconto, passando a custar 10,90 euros.
Estas promoções estiveram mesmo disponíveis na loja online da Worten?
Quando o Polígrafo consultou o site da loja, não conseguiu confirmar a promoção do difusor indicada na publicação. Apesar de o preço promocional ser o indicado (61,50 euros), o preço indicado acima é de 73,19 euros e não 6.673,19 euros. Se o produto esteve com esse preço original indicado, foi corrigido antes da verificação.
O produto em causa está à venda no Marketplace da Worten, tal como o creme antienvelhecimento. E nesse caso, sim, confirma-se que a promoção partilhada no Facebook esteve mesmo no site da loja. Ainda que atualmente já não esteja disponível, com recurso à ferramenta Wayback Machine pode comprovar-se que a 20 de novembro de 2024 este creme estava com uma promoção de 95%. O preço indicado como original seria 200€ e o promocional 10,90 euros.
A promoção referente ao tapete para bebés também esteve, de facto, no site da Worten. A 20 de novembro, estava indicado na página do produto um preço final de 29,99€ e um original de 369,99€. Uma promoção de 92%. Hoje, é possível ver apenas o preço de 29,99€ com uma indicação acima que diz “Melhor preço – últimos 30 dias”.
Questionada pelo Polígrafo, a Worten explicou que, no caso dos produtos do Marketplace, a colocação de preços “é da responsabilidade dos sellers [vendedores]”. Acrescentou ainda que a loja verificou junto do vendedor do creme que existia “um lapso no preço assinalado” e confirmou que o produto tinha sido suspenso do Marketplace e “pedida de imediato a correção do preço riscado ao seller”.
Sobre o tapete para bebés – um produto posto à venda pela Worten –a empresa reconheceu que “houve um erro de sistema na colocação do preço inicial”, mas que este “foi prontamente resolvido de forma que o valor fosse de imediato corrigido e atualizado”.
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Avaliação do Polígrafo: