“O Bispo e os camaradas do Comunismo, que suprime todas as formas de cristianismo. A ideologia marxista-leninista defende o controle, supressão e a eliminação de crenças religiosas”, lê-se num “post” divulgado no Facebook.
“O PCP está comprometido com a destruição da religião, ridiculariza os líderes religiosos, promove a ideologia de género nas escolas e meios de comunicação com ensinamentos ateus, como a única verdade que deveria ser aceite. Américo Aguiar sente-se bem neste ambiente, como ex-autarca pelo Partido Socialista e “eco-conselheiro” da Câmara Municipal da Maia”, continua o autor do “post”, que partilha uma fotografia de Américo Aguiar, bispo de Setúbal, ladeado por Paulo Raimundo, líder do PCP, e por Mário Formiga, mordomo da Festa dos Tabuleiros.
A festa típica de Tomar esteve representada através de uma exposição na Festa do Avante, mas não só: houve lugar a um pequeno desfile e a uma mostra de jogos populares.
Já Américo Aguiar marcou presença a convite de Paulo Raimundo e de Bernardino Soares, tendo partilhado no Instagram um agradecimento a ambos. “Obrigado pelo almoço no espaço de Viseu e parabéns aos Tabuleiros de Tomar pela exposição patente. Obrigado a todos, todos, todos”, escreveu.
Apesar de ter estado, de facto, presente na Festa do Avante, a imagem, que aplica uma bandeira comunista à camisa de sacerdote de Américo Aguiar, é enganadora. _____________________________
Avaliação do Polígrafo: