"Claro, porque não pensámos nisso antes?...e o seu pai é o eugenista fundador da Fabian Society, e Bill Gates criou pela primeira vez o Instituto Bill e Melinda Gates para o despovoamento. É tão simples quando estão todos relacionados", destaca-se na legenda de um post no Facebook, datado de 26 de janeiro.

A imagem que acompanha a publicação mostra uma pesquisa no Google pelo nome "Frederik Taylor Gates" que surge associado à "The Rockefeller Foundation". Tal como verificou a plataforma de verificação de factos "Checkyourfact", Taylor Gates administrou as atividades de caridade de Rockefeller e foi fundamental na fundação da filantrópica Fundação Rockefeller, servindo no seu conselho de curadores até 1923, de acordo com o The Rockefeller Archive Center.

Apesar de ter o mesmo apelido que Taylor Gates, Bill Gates não é seu neto. O pai e a mãe de Bill Gates eram William H. Gates e Mary Maxwell, que morreram em 2020 e 1994, respetivamente, segundo a NBC News . Frederick Taylor Gates morreu em 1929, enquanto a sua esposa Emma Gates viveu até 1934, informou o The New York Times. Tiveram sete filhos, e, segundo a sua autobiografia, nenhum deles se chamava William ou Mary.

Assim, conclui-se que a informação partilhada é falsa. Não existem fontes que confirmem a teoria avançada de que Bill Gates é descendente de Frederick Taylor Gates.
____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network