O Benfica anunciou hoje a contratação de Diana Silva, até agora atleta do Sporting. Desta forma, as águias consumaram nesta pré-época a aquisição de duas das principais jogadoras do grande – e único no futebol feminino – rival (a 1 de julho tinham oficializado o recrutamento de Ana Borges).
Uma publicação na rede X alude a estas duas transferências e, a acompanhar a fotografia de ambas com o cachecol do Benfica, refere:
“
O Benfica tem agora:
– A jogadora com mais jogos
– A jogadora com mais golos
… da história do Sporting
“
Estas duas informações são verdadeiras?
Ana Borges, com 35 anos, esteve nove épocas no Sporting (a primeira só meia época, após empréstimo do Chelsea no mercado de inverno). É a única atleta do clube que esteve em todos os plantéis de 2016/17 a 2024/25.
Em 2016/17, outras quatro jogadoras estavam no grupo leonino: Fátima Pinto, Ana Capeta, Diana Silva e Rita Fontemanha.
Porém, três delas representaram outro(s) emblema(s) nestes oito anos. Fátima Pinto esteve no Alavés em 2022/23, Ana Capeta jogou no PSV (e depois emprestada ao Famalicão) em 2021/22 e Diana Silva representou o Aston Villa em 2020/21. Já Rita Fontemanha permaneceu em Alvalade (com uma passagem pela equipa B em parte da temporada 2018/19).
Desta forma, Ana Borges é mesmo a atleta com mais partidas pelo Sporting (216), seguida de Diana Silva (214), Ana Capeta (190), Fátima Pinto (186) e Rita Fontemanha (157).
Quanto ao número de golos, Diana Silva – 30 anos e oito temporadas no Sporting – encabeça efetivamente o ranking histórico, com 151. Nos lugares subsequentes estão Ana Capeta (113), Solange Carvalhas (45), Raquel Fernandes (36) e Tatiana Pinto (33).
Com efeito, é verdadeiro que, na mesma época, o Benfica contratou ao Sporting as suas jogadoras historicamente com mais jogos e golos.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo Futebol: