O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Benfica contratou-as neste defeso. Ana Borges e Diana Silva são as jogadoras com mais jogos e golos da história do Sporting?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
Em quatro dias, o Benfica anunciou as contratações de Ana Borges e Diana Silva, até aqui atletas do Sporting. Os dois clubes dominam o futebol feminino em Portugal (nas cinco últimas épocas, Benfica campeão e Sporting 2.º classificado). Serão, respetivamente, as atletas com mais jogos e golos de sempre das leoas?

O Benfica anunciou hoje a contratação de Diana Silva, até agora atleta do Sporting. Desta forma, as águias consumaram nesta pré-época a aquisição de duas das principais jogadoras do grande – e único no futebol feminino – rival (a 1 de julho tinham oficializado o recrutamento de Ana Borges).

Uma publicação na rede X alude a estas duas transferências e, a acompanhar a fotografia de ambas com o cachecol do Benfica, refere:

O Benfica tem agora:

 

– A jogadora com mais jogos

– A jogadora com mais golos

 

… da história do Sporting

 

Estas duas informações são verdadeiras?

Ana Borges, com 35 anos, esteve nove épocas no Sporting (a primeira só meia época, após empréstimo do Chelsea no mercado de inverno). É a única atleta do clube que esteve em todos os plantéis de 2016/17 a 2024/25.

Em 2016/17, outras quatro jogadoras estavam no grupo leonino: Fátima Pinto, Ana Capeta, Diana Silva e Rita Fontemanha.

Porém, três delas representaram outro(s) emblema(s) nestes oito anos. Fátima Pinto esteve no Alavés em 2022/23, Ana Capeta jogou no PSV (e depois emprestada ao Famalicão) em 2021/22 e Diana Silva representou o Aston Villa em 2020/21. Já Rita Fontemanha permaneceu em Alvalade (com uma passagem pela equipa B em parte da temporada 2018/19).

Desta forma, Ana Borges é mesmo a atleta com mais partidas pelo Sporting (216), seguida de Diana Silva (214), Ana Capeta (190), Fátima Pinto (186) e Rita Fontemanha (157).

Quanto ao número de golos, Diana Silva – 30 anos e oito temporadas no Sporting – encabeça efetivamente o ranking histórico, com 151. Nos lugares subsequentes estão Ana Capeta (113), Solange Carvalhas (45), Raquel Fernandes (36) e Tatiana Pinto (33).

 

Com efeito, é verdadeiro que, na mesma época, o Benfica contratou ao Sporting as suas jogadoras historicamente com mais jogos e golos.

 

_____________________________

Avaliação do Polígrafo Futebol:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque