O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Benfica censurou golo de Enzo Fernández?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O Benfica põe à votação dos seus adeptos, todos os meses em que há competições nacionais, os golos marcados pelos seus jogadores, para que seja escolhido o melhor. O último de golo do argentino pelo Benfica, foi incluído na lista do respetivo mês?

Desde há várias épocas que, em todos os meses em que a equipa principal sénior masculina de futebol do Sport Lisboa e Benfica disputa jogos em competições nacionais, o site do clube promove o concurso “Golo do Mês“. Neste, todos os golos marcados por jogadores do Benfica em partidas oficiais em Portugal são apresentados em vídeos curtos e são passíveis de ser escolhidos pelos internautas registados (www.slbenfica.pt) como o melhor golo daquela unidade temporal, recolhendo o respetivo voto.

Em janeiro, o Benfica disputou seis jogos e marcou 13 golos: 11 para a Liga Portugal e dois para a Taça de Portugal. Porém, apenas foram colocados a concurso 12 golos, como pode ser visto no descritivo da página do “Golo do Mês”, no site do clube.

O Benfica decidiu, assim, excluir um golo da votação.

E qual foi esse golo?

O de Enzo Fernández, no Varzim-Benfica, relativo aos 1/8 de final da Taça de Portugal, disputado a 10 de janeiro, que aos 78 minutos fixou o resultado final em 0-2. A votação foi iniciada, segundo o site oficial encarnado, no dia 6 de fevereiro às 11.00, no sexto dia depois da transferência do médio argentino para o Chelsea (oficializada nas últimas horas do dia 31 de janeiro).

Curiosamente, outro golo desse mesmo jogo entrou na votação – o de Grimaldo, aos 4 minutos (0-1). O facto de o golo ser obtido numa competição que não a Liga Portugal não pode, assim, ser invocado como justificação para esta ausência. Aliás, nos meses anteriores, todos os golos do Benfica, de todas as competições oficiais eram incluídos (exceção dos auto-golos), como se demonstra, por exemplo, pelo concurso de dezembro de 2017.

O jogador que que no último dia do mercado de transferências de inverno valeu ao Benfica 121 milhões de euros estava, segundo o próprio presidente do Benfica, Rui Costa, completamente descomprometido com o projeto do clube.

O Benfica alienou esta semana o passe do jogador uruguaio ao Liverpool, naquele que é o segundo maior negócio de sempre do futebol português. Dos 75 milhões de euros de partida – e como sucede em várias transferências de atletas do Benfica, FC Porto e Sporting –, parte será disseminada entre comissões diversas e compensações aos clubes de formação.

Em entrevista à BTV, na semana passada, o líder encarnado escolheu precisamente o golo agora excluído da votação para criticar o seu ex-jogador: “Mostrou-se completamente descomprometido com o projeto daqui para a frente. Estar comprometido com um projeto não é bater no peito quando interessa, isso qualquer um pode fazer” [Enzo Fernández apontou para o símbolo do Benfica quando marcou golo no jogo com o Varzim].

É, pois, verdadeiro que o Benfica censurou o golo de Enzo Fernández da escolha para “Golo do Mês” que realiza na sua página oficial.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque