O primeiro jornal português
de Fact-Checking

BBC transmitiu imagens de treino militar como se fossem da guerra na Ucrânia?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Explosões de tanques, combates de proximidade e sob fogo cerrado, lança-granadas em ação, soldados feridos a serem resgatados… As imagens do vídeo parecem ser reais e, de acordo com as partilhas nas redes sociais, foram transmitidas pela BBC como se retratassem a guerra em curso na Ucrânia. Ou será que não?

vídeo está a ser partilhado nas redes sociais, do Facebook ao Twitter, passando pelo Instagram, como se tivesse sido transmitido pela BBC no âmbito da cobertura noticiosa da guerra na Ucrânia.

Explosões de tanques, combates de proximidade e sob fogo cerrado, lança-granadas em ação, soldados feridos a serem resgatados, as imagens parecem ser reais, mas na verdade retratam um treino militar, por entre encenações e operações em ambiente controlado. E também não foram transmitidas pela BBC, ao contrário do que se alega.

Através de ferramentas como a “TinEye” e a “InVID” identificamos a origem das imagens num clip de vídeo disponibilizado por Alex Kopeykin, um videógrafo ucraniano, na plataforma Pixabay, desde 8 de janeiro de 2021.

O vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais como se fosse da guerra na Ucrânia (e transmitido pela BBC) consiste numa montagem com excertos de vários clips de Kopeykin (pode ver aqui, aquiaqui, entre outros exemplos).

Questionado pela “CheckYourFact”, o próprio Kopeykin esclareceu que esses vídeos foram filmados em 2018, no decurso de um treino militar.

Não têm qualquer relação com a presente guerra na Ucrânia e, aliás, não retratam combates reais, contra inimigos, mas apenas exercícios em ambiente controlado. As cenas dos soldados feridos, por exemplo, não passam de uma encenação.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...

Em destaque