“Bora para a Arábia Saudita, eles querem criar o mês do orgulho hetero”, escreve-se num tweet publicado a 5 de junho deste ano. A frase está escrita em português, mas o boato circula nas redes sociais em várias línguas, muitas vezes acompanhado de uma captura de ecrã de uma suposta publicação da conta de Twitter da BBC News.

Na imagem em circulação lê-se que “a Arábia Saudita anunciou a intenção de realizar o ‘Mês Internacional do Orgulho Heterossexual’ durante o mês de junho de 2022”. Segundo o alegado tweet, supostamente publicado a 20 de maio, “um porta-voz saudita explicou que o evento foi criado para ‘celebrar aqueles que seguem as leis de Deus’, e que ‘os homens heterossexuais são discriminados em muitos lugares’.”

No entanto, o Polígrafo verificou que nem o tweet atribuído à BBC News é verdadeiro, nem a Arábia Saudita anunciou a intenção de criar uma iniciativa para celebrar o “orgulho heterossexual”.

Em primeiro lugar, ao consultar a conta oficial da BBC percebe-se que não há nenhum tweet publicado a 20 de maio com o conteúdo da imagem disseminada nas redes sociais. Além disso, no site da rádio também não se encontra qualquer artigo com o anúncio referido na suposta publicação. Este é o primeiro indicador de que a imagem é falsa.

Além disso, um porta-voz da BBC News garantiu ao jornal de verificação de factos “Check your fact” que o tweet é falso e que não foi publicado na sua conta oficial do Twitter.

Noutro plano, uma pesquisa pela suposta iniciativa da Arábia Saudita nos principais órgãos de comunicação social internacionais de referência não resulta em artigos que comprovem que o país decidiu criar um "Mês Internacional do Orgulho Heterossexual". O resultado desta busca é mais uma prova de que a alegação partilhada não tem qualquer fundamento, dado que uma informação deste género teria amplo destaque noticioso.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network