"Lição do dia. John Hansen, o primeiro presidente negro, presidente do Congresso Continental, novembro de 1781 a novembro de 1782. Obama não foi o primeiro presidente negro dos EUA", alega-se na mensagem da publicação, em língua portuguesa.

A publicação mostra duas imagens, uma do suposto John Hansen e outra de Barack Obama. As imagens estão associadas a uma outra mensagem em língua inglesa, sendo essa a versão original da publicação com origem nos EUA (e entretanto adaptada para a língua portuguesa e partilhada no Brasil e em Portugal).

"Barack Obama nunca foi o primeiro presidente negro. John Hansen foi o primeiro presidente negro e também o primeiro presidente dos EUA, mesmo antes de George Washington. Nós nunca ouvimos falar sobre ele na 'História dos negros', de todo. Mas ainda assim ele liderou o país quando a América obteve a sua independência dos britânicos", sustenta-se na mensagem em língua inglesa (tradução livre).

É verdade que John Hansen foi o primeiro presidente negro dos EUA, em vez de Barack Obama?

Não. Esta publicação recorre a duas personagens históricas com o mesmo nome para difundir a ideia (falsa) de que Obama não foi o primeiro presidente negro dos EUA.

Importa salientar desde logo que John Hansen, na realidade, chamava-se John Hanson. Foi um escravo afro-americano que alcançou a liberdade aos 36 anos de idade. Em meados de 1827, Hanson viajou para a costa ocidental de África, com a ajuda da Sociedade Americana de Colonização (SAC). A SAC foi criada em 1817 e dedicou-se a encaminhar afro-americanos livres para África, mais concretamente para um território que adquiriu e viria a tornar-se na atual Libéria.

A imagem do antigo escravo é propositadamente colada aos cargos exercidos por uma personagem homónima anterior. Em novembro de 1781, um outro John Hanson foi eleito presidente do Congresso Continental, o primeiro governo nacional dos EUA, após a declaração de independência das até então colónias britânicas.

Ou seja, não era a mesma pessoa e, aliás, não era negro.

Concluindo, não há dúvida de que ao tomar posse como 44º presidente dos EUA, no dia 20 de janeiro de 2009, Obama tornou-se o primeiro negro de sempre a assumir esse cargo. Mesmo incluindo o período de transição do Congresso Continental.

______________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network