"A mais recente [obra] de Banksy", escreve o autor de uma publicação no Facebook, de 14 de março, que já foi partilhada mais de 157 mil vezes, obteve mais de 400 mil reações e 11 mil comentários. No post podemos observar duas imagens em sequência: num fundo azul, Vladimir Putin surge com camisa azul clara e um longo alfinete em riste, pronto a rebentar um balão azul e amarelo, as cores da bandeira da Ucrânia; na imagem seguinte, o presidente russo "rebenta" e o balão continua inteiro.

Será a imagem da autoria de Banksy, como se tem alegado nas redes sociais?

Não. A obra não surge no site, catálogo ou conta de Instagram do artista britânico. Além disso, um porta-voz de Banksy garantiu à plataforma de fact checking "Full Fact" que o artista não é responsável pela sua autoria.

Então, qual a origem da imagem?

Na realidade, trata-se de uma versão alterada de uma cena que surge num videoclipe de 2019, da autoria da banda russa Little Big, que representou o país na Eurovisão em 2020.

Aos 32 segundos do vídeo da música "Go Bananas", um dos membros da banda, vestido com a mesma roupa da imagem que tem sido partilhada com Putin, tenta furar um balão cor de laranja, mas acaba por "rebentar".

Apesar de a autoria da imagem que representa Vladimir Putin ser desconhecida, é evidente que esta foi manipulada a partir do videoclipe da banda russa.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.