- O que está em causa?O vídeo já tem alguns anos, mas continua a ser partilhado viralmente nas redes sociais. Mostra uma banda militar a tocar uma música de Quim Barreiros, "Mestre de culinária", com Emmanuel Macron, presidente da França, e Donald Trump, então presidente dos EUA, a assistirem na tribuna. Verdadeiro ou falso?

"Banda militar tocou música portuguesa para Trump e Macron. Eu sou o mestre da culinária, do Quim Barreiros", destaca-se numa publicação que remonta a 6 de janeiro de 2019, mas que voltou a ser partilhada viralmente nas últimas semanas. Acumula milhares de comentários e partilhas no Facebook.
Apresenta um vídeo do que parece ser a comemoração do "Dia da Bastilha" em Paris, França. Com Emmanuel Macron, presidente da França, e Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos da América (EUA), a assistirem na tribuna.
Pelo que se ouve no vídeo, a música interpretada pela banda militar parece ser mesmo de Quim Barreiros, popular intérprete português de música ligeira.

Verdadeiro ou falso?
Através de ferramentas de análise de imagens verificamos que o vídeo foi captado no dia 14 de julho de 2017, em Paris, França, no âmbito das comemorações do "Dia da Bastilha".
Contudo, no vídeo original, publicado pelo jornal britânico "The Guardian" na plataforma YouTube, torna-se evidente que o som é diferente.
Na realidade, a banda do Exército de França tocou um medley com vários hits dos franceses Daft Punk, tais como "Get Lucky", "One More Time" ou "Harder Better Faster Stronger".
Nada de Quim Barreiros. O vídeo que está a ser difundido nas redes sociais foi manipulado.
_________________________
Avaliação do Polígrafo:
