O embaixador britânico Rob Macaire juntou-se a uma vigília pelas vítimas do abate do avião ucraniano em Teerão. O evento acabou por se tornar numa manifestação contra o governo, altura em que Macaire afirma ter abandonado o local. A caminho de casa, foi detido por forças iranianas e libertado após uma hora. Foi declarado um "elemento indesejável" no país.

Durante esta semana começou a circular a informação de que o Ayatollah Ahmad Alamolhoda terá afirmado que o embaixador deveria ter sido esquartejado por violar a quinta emenda.

"O inflamatório discurso de ódio promovido pelo regime xiita, opressor e extremista do Irão ultrapassa todas as barreiras da ética e do bom senso. Durante um sermão em uma mesquita, o Aiatolá iraniano Ahmad Alamolhoda, disse que o país está em guerra com os Estados Unidos e ameaçou com a pena de morte o Embaixador Britânico no País", pode ler-se na publicação.

E conclui-se: "Alamolhoda disse que Rob Macaire, Embaixador do Reino Unido no Irã, detido pela Guarda Revolucionária do país, deveria ser esquartejado. «Muitos dizem que ele deveria ser deportado. Não! Ele deveria ser cortado em muitos pedaços»".

A informação tem como base um vídeo publicado no Youtube. Confirmam-se as declarações do Aiatolá? Verificação de factos. 

De acordo com as legendas em inglês presentes no vídeo, o Ayatollah afirmou de facto que o embaixador britânico deveria ser esquartejado.

Porém, e segundo a estação de televisão britânica SkyNews, as palavras não foram exatamente essas. O líder religioso teria afirmado sim que a expulsão de Rob Macaire seria a "melhor coisa que lhe poderia acontecer". Isto porque de outra forma seria esquartejado pelos apoiantes de Soleimani, o general iraniano morto pelos Estados Unidos no início deste mês.

Tendo em conta que as informações são contraditórias, classificamos a publicação como imprecisa. Porém, é seguro afirmar que a expressão "chopped into pieces" foi utilizada.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Misto: as alegações do conteúdo são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou incompleta.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso
International Fact-Checking Network