O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Aviso da PSP contra “Máfia de Leste” é verdadeiro?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Já com alguns anos, o texto continua a ser muito partilhado em blogues e redes sociais. Fala de uma ameaça segundo a qual um grupo romenos utiliza uma estranha arma de arremesso nos seus assaltos: ovos. A PSP já desmentiu.

É um texto já com alguns anos, mas continua a ser republicado, em sucessivas vagas, como se fosse atual. Quer nas redes sociais, quer em blogues e outras páginas na Internet. Ou mesmo por e-mail. Voltou a circular nas últimas semanas. Trata-se de um suposto aviso da Polícia de Segurança Pública (PSP), utilizando o respetivo brasão de armas, dirigido aos “condutores” das zonas de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Descreve uma alegada prática recorrente de assalto por “máfia de Leste (Grupos Romenos)”, consistindo no arremesso de ovos contra os pára-brisas de automóveis, para os obrigar a parar e depois consumar o roubo.

psp

 

Esta é a última modalidade que os ladrões inventaram”, salienta o texto. “Em Espanha já houve algumas queixas de que estes indivíduos de origem romena roubaram bebés do banco traseiro dos carros”, alerta. “Tranquem sempre as portas e fechem os vidros quando eles se aproximarem e desconfiem do aspeto simpático, pois normalmente são perigosos criminosos. Divulguem este e-mail o mais que puderem e ajudem-nos a combater esta praga, porque amanhã pode ser um de nós”, conclui.

psp

O aviso é totalmente falso. Aliás, em novembro de 2015, através da sua página oficial na rede social Facebook, a própria PSP denunciou essa falsidade, informando: “A PSP alerta todos os utilizadores para um falso aviso que se encontra a ser difundido pelas redes sociais com a imagem da PSP. Reforçamos novamente que se trata de um falso alerta. Por favor partilhem esta informação e, na dúvida, entrem em contacto connosco”. Já tinha publicado esclarecimentos similares, anteriormente, mas o aviso falso continuava a ser difundido. E em 2018 continua a ser difundido. Algumas publicações têm milhares de partilhas.

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque