“No Canadá foi implementada a brilhante ideia de combinar lares para idosos com órfãos. O resultado ultrapassou todas as expetativas”, pode ler-se na publicação ilustrada com a imagem de um cidadão sénior com uma criança pequena ao colo.  

“Os idosos encontraram netos amorosos e os órfãos pela primeira vez sentiram o que era amor e cuidado paternal. Os médicos observaram uma melhoria em todas as funções vitais nos idosos. A olhos vistos despertam um grande interesse na vida. Crianças que primeiro rejeitaram seus abraços, tementes, inseguros e tristes viraram crianças barulhentas e mais felizes. As crianças encontraram uma família que nunca tiveram, os idosos voltaram a sentir o calor de um lar cheio de netos”, assegura ainda o utilizador do Facebook. 

Canada

Para o autor do texto, esta é “a solução perfeita para as pessoas inteligentes que entendem que as crianças precisam de um abrigo e idosos solitários de companhia para se sentirem amados e úteis”.

Confirma-se que idosos e órfãos vivem nas mesmas instituições no Canadá?

Esta alegação tem sido partilhada nas redes sociais pelo menos desde abril de 2019, como explica a plataforma árabe de verificação de factos “Misbar”. Nas várias publicações - em diferentes línguas - é igualmente relatado que, no Canadá, se “fundiu um lar de idosos com um orfanato e que o resultado ultrapassou as expetativas”. 

Canada
canada

As mensagens são, na sua maioria, acompanhadas pela fotografia de um grupo de idosos com várias crianças pequenas ao colo e que são alegadamente utentes das tais instituições canadianas. Porém, uma pesquisa utilizando a ferramenta RevEye permite concluir que a imagem foi publicada a 5 de março de 2013 na página do município de Karlsruhe, na Alemanha. Segundo a explicação do site, o momento foi capturado durante a iniciativa “"Alt & Jung" (Idosos e Jovens, em português), na qual cidadãos seniores tomam voluntariamente conta de crianças. 

lar Alemanha

A pesquisa do Polígrafo não encontrou qualquer evidência de que as autoridades do Canadá tenham decidido juntar idosos e órfãos nas mesmas instituições, como se garante na publicação viral em análise. Informações divulgadas sobre este tema apontam para iniciativas idênticas à realizada em Karlsruhe. Numa reportagem do diário canadiano “Vancouver Sun" conta-se como a residência de cuidados paliativos para cidadãos seniores Youville Residence procurava combater o isolamento dos idosos com a visita de crianças, que não viviam no mesmo local.

Canadá jornal lar

Em suma, a publicação em análise propaga informação enganadora. O Canadá não coloca cidadãos seniores e órfãos a viverem nas mesmas instituições. Segundo reportagens locais, algumas instituições para idosos realizam programas que pretendem combater a solidão dos mais velhos através de visitas dos mais novos com quem interagem. 

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network