O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Autoridades de saúde da Alemanha propõem introduzir sestas a meio do dia laboral durante o Verão?

Sociedade
O que está em causa?
As altas temperaturas são o mote para a introdução da tradicional "siesta" espanhola no dia de trabalho dos alemães. É o que se alega no Reddit, onde se garante que os agentes de saúde pública germânicos apelam à introdução desta pausa, pelo menos nos meses mais quentes. É verdade?

Várias publicações nas redes sociais, incluíndo no Reddit, destacam a alegada futura implementação de um horário de trabalho na Alemanha que inclua um período de sesta a meio do dia. “Altas temperaturas. Agentes de saúde pública pedem uma sesta na Alemanha, pelo menos no verão”, destaca-se em inglês na publicação em análise.

Ou seja, uma réplica da siesta espanhola, que seria introduzida durante os meses mais quentes na Alemanha. A informação é verdadeira?

Segundo a “Associated Press“, os alemães ponderam “imitar a tradição do sul da Europa da sesta como forma de apoiar os trabalhadores durante os frequentes períodos de calor do país”. A informação foi avançada pelo chefe de uma associação que representa os funcionários da saúde pública.

O ministro da saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, reagiu positivamente à sugestão na terça-feira, 18 de julho, mas defendeu de imediato a necessidade de acordo por parte das empresas e funcionários para a implementação da medida. “A sesta no calor certamente não é uma má sugestão. Empregadores e trabalhadores devem negociar isto entre eles. Será medicamente aconselhável em muitas profissões”, escreveu o ministro no Twitter.

[twitter url=”https://twitter.com/Karl_Lauterbach/status/1681219413876383744″/]

As temperaturas altas registadas na Alemanha nas últimas semanas foram o mote para a reflexão sobre a estrutura do dia laboral dos alemães.”Quando está calor devemos orientar-nos para os métodos de trabalho dos países do sul [da Europa]. Acordar cedo, trabalhar produtivamente de manhã e fazer a sesta ao meio-dia é um conceito que devemos adotar nos meses de verão”, defendeu Johannes Niessen, chefe da Associação Federal de Médicos dos Departamentos de Saúde Pública Alemães.

Por um lado, segundo Niessen, “as pessoas não são tão eficientes durante períodos de calor“. A isso acresce o facto de as temperaturas altas durante a noite prejudicarem a qualidade do sono e, consequentemente, causarem problemas de concentração.
_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque