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Autocarro que se incendiou no centro de Barcelona era “elétrico, sustentável e anti-alterações climáticas”?

Sociedade
O que está em causa?
Provocou alvoroço entre os transeuntes e enormes labaredas e nuvens de fumo, captadas em fotografias e vídeos que se propagaram à velocidade da luz nas redes sociais. Em muitas dessas publicações alega-se que o autocarro que pegou fogo em Barcelona era elétrico, alimentando a recorrente narrativa contra a descarbonização dos veículos automóveis e até, em casos mais extremos, negacionista das alterações climáticas.

“Veículo anti-alterações climáticas, eco-sustentável, elétrico, etiqueta verde, sem pegada de carbono, em Barcelona às 13:45h” [tradução livre a partir do original em língua castelhana], descreve-se numa das publicações (no Facebook, a 28 de maio) de um vídeo que mostra um autocarro incendiado no centro de Barcelona, Espanha. “E depois dizem que os veículos elétricos não poluem”, ironiza-se noutro exemplo de partilha do vídeo que acumula milhares de visualizações.

As mesmas imagens também são exibidas em posts com descrições em língua portuguesa.

De facto, nesse mesmo dia, 28 de maio, foi noticiado que um autocarro se incendiou na via pública em Barcelona, mais precisamente no bairro de Fort Pienc. O incêndio provocou “uma grande coluna de fumo”, informou na altura o jornal catalão “La Vanguardia”, ao ponto de as autoridades terem pedido aos residentes na zona que fechassem as janelas das suas casas e evitassem sair à rua durante as operações de extinção do fogo. Não houve registo de qualquer ferido.

Não é a ocorrência deste acidente que está em dúvida, mas sim as descrições em que se alega que seria um autocarro elétrico.

Na realidade, o autocarro não era elétrico, mas sim a diesel. A plataforma espanhola de verificação de factos “Maldita” identificou a matrícula do veículo incendiado – 9791 MCK – e obteve informações sobre o mesmo junto da Direção-Geral de Tráfego (DGT), entidade pública espanhola.

De acordo com os registos da DGT, o autocarro era movido a gasóleo.

Aliás, o “selo C” (elemento visível nas imagens do vídeo e que tem sido referido como suposta prova de que era um veículo elétrico, nas publicações em causa) de certificação ambiental, colado no veículo incendiado, não corresponde a veículos elétricos.

Esse “selo C” aplica-se exclusivamente a veículos movidos a gasolina ou gasóleo, ou veículos com mais de oito lugares com “emissões EURO 6”. Não se aplica a veículos elétricos.

De resto, o veículo em causa era um modelo I4 da marca Irizar. Ora, no catálogo da marca verifica-se que esse modelo não está disponível em versão totalmente elétrica.

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Avaliação do Polígrafo:

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