Chegou o outono e, com ele, o fim das noites de verão em que os concertos se multiplicaram pelo país. O balanço é pesado nas contas das autarquias devido ao investimento feito em concertos e espetáculos realizados entre 20 de junho e 21 de setembro. Mas será que foram gastos quase 4 milhões de euros nestas festividades?
Sim. Somados todos os contratos disponíveis no portal Base, o bolo total é de 3,8 milhões de euros. Este é o top 5 dos concertos mais caros:
Concertos para Feira de S. Bernardo 2024 – 214.800,00 euros
Apesar de ser um dos contratos (confira aqui) mais dispendiosos, este envolveu vários concertos ao longo de cinco dias. Marcaram presença na Feira de S. Bernardo deste ano Rui Veloso, Slow J, Richie Campbell, Bárbara Tinoco, José Cid e Pedro Abrunhosa.
Concertos com os artistas Bárbara Tinoco e Plutónio – 66.500,00
O contrato visa dois concertos no âmbito do Festival da Juventude 2024. Tinoco atuou no dia 25 de julho e Plutónio no dia seguinte.
Concerto dos Expensive Soul – 50.500,00 euros
O grupo de Leça da Palmeira atuou no dia 12 de julho, às 22h00, no Parque Urbano de Rio Tinto, em Gondomar. O concerto, como indica a autarquia no seu site, é “promovido no âmbito das Festas em Honra de S. Bento das Pêras e S. Cristóvão”. Veja aqui o contrato.
Concerto D.A.M.A. na praia da Memória – 50.386,00 euros
A banda portuguesa marcou presença no dia 30 de agosto, na Praia da Memória, em Perafita, Matosinhos. O concerto foi gratuito e destacado no site da autarquia.
Concertos de Pedro Abrunhosa, Nenny e Drenchill – 45.000,00 euros
Num único documento (aqui), a Câmara Municipal de Fafe contratou três concertos. O cantor e compositor português Pedro Abrunhosa atuou no âmbito do programa das Festas do Concelho 2024, já Nenny e Drenchill atuaram no âmbito da Festa Branca 2024.
Concluindo, é verdade que as autarquias gastaram, este verão, quase 4 milhões de euros para animar os dias e noites dos portugueses.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: