“Com o aumento significativo de imigrantes a circular nas estradas e ruas, aumentou em 2024 o número de mortos e feridos”, destaca-se numa publicação de 12 de janeiro no Facebook que suscitou dúvidas e pedidos de verificação de factos.
Esta alegação tem fundamento?
Não. De acordo com os últimos dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em 2024 foram registados – na sequência de acidentes nas estradas – 475 vítimas mortais, 2.675 feridos graves e 43.319 feridos leves.
Em comparação com o ano de 2023, os dados da ANSR apontam para menos seis vítimas mortais (-1,3%).
Apesar do aumento do número de feridos, o facto é que o número de mortos diminuiu ligeiramente em 2024. Por outro lado, não há qualquer dado estatístico que indique uma maior sinistralidade rodoviária associada a um suposto “aumento significativo de imigrantes a circular nas estradas e ruas”.
De resto, a ANSR estabelece uma comparação com 2019 (ano de referência para a monitorização das metas de redução de número de mortos e feridos até 2030, fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal), sublinhando que em 2024 registaram-se menos 45 vítimas mortais (-8,7%).
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