O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Augusto Santos Silva foi um “trotskista” que pertenceu à Liga Comunista Internacionalista?

Política
O que está em causa?
Desde que perdeu o lugar de deputado na Assembleia da República que Augusto Santos Silva tem sido alvo de várias teorias que pretendem explicar a falha na eleição pelo círculo fora da Europa. No Facebook, o antigo presidente da AR é acusado de ser apenas um "comunista trotskista da ex-Liga Comunista Internacionalista". Confirma-se?

A história de Augusto Santos Silva quase incluiu a Liga Comunista Internacionalista (LCI), mas o ex-presidente da Assembleia da República escapou-lhe por pouco. Ao contrário do que aponta uma publicação no Facebook, que descreve Santos Silva como “um comunista trotkista da ex-LCI, infiltrado no PS e ex-Ministro da Defesa, que agora saiu de vez, da Assembleia da República”, o socialista tem uma história diferente.

a.s.s.

Num artigo de 2015, publicado pelo “Jornal de Notícias” , lê-se o seguinte: “Aos 17 anos, Augusto Santos Silva era várias coisas: caloiro de História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ativista clandestino de uma organização trotskista chamada União Operária Revolucionária (UOR) e, claro, o jovem de sorriso aberto que nos mostra a fotografia.”

Quando a praticamente desconhecida UOR se fundiu na Liga Comunista Internacionalista, Augusto Santos Silva entendeu que era hora de sair. “Ao perceber o papel de Trotsky no massacre de marinheiros revoltados em Kronstadt, em 1921, pôs o trotskismo para trás das costas. Só em 1990 aderiu ao PS, que o fez ministro várias vezes, mas já a revolução era ida”, descreve o mesmo artigo.

Por sua vez, a LCI viria a fundir-se em 1978 com o Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT) que deu origem ao Partido Socialista Revolucionário (PSR). Mais tarde, tudo isto seria o Bloco de Esquerda.

Fonte oficial do PS confirmou ao Polígrafo a versão que torna descontextualizado o “post” que está a ser partilhado no Facebook: afinal, Santos Silva nunca integrou a LCI.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes