O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Áudio pré-eleições em que André Villas-Boas diz que quer certificar-se de que o Porto perde todos os jogos é verdadeiro?

Desporto
O que está em causa?
Terá o sucessor de Pinto da Costa ficado desagradado com o facto de o clube que treinava ter ganhado por larga vantagem? E será que engendrou mesmo um plano para conseguir ganhar as eleições? Um áudio difundido nas redes sociais, alegadamente da autoria de André Villas-Boas, leva a crer nessa tese. Mas será verdadeiro?
© Fernando Veludo/EPA

“Este fim-de-semana foi terrível porque o Porto ganhou 5-0“, ouve-se no áudio de um vídeo enviado ao Polígrafo que estará a circular no WhatsApp com a imagem de André Villas-Boas, novo presidente do Futebol Clube do Porto (FCP), como fundo.

A intenção é fazer crer que o recém-eleito presidente do FCP teria classificado como “terrível” um fim-de-semana em que o clube teria ganhado com grande vantagem e que haveria um plano orquestrado para levar à eleição de Villas-Boas.

Mas há mais: “Foi uma grande vitória para o velhote. Sim, temos gente a trabalhar nisso, vamos certificarmo-nos de que o FCP perde e continua a perder até à eleição. Esperemos que o Porto vá em 4.º ou em 5.º na altura das eleições. Não devia entrar em pormenores, mas os árbitros… tenho uma equipa a trabalhar para controlar os árbitros para os próximos jogos do Porto.”

O áudio é verdadeiro?

Através de uma análise à voz que se ouve no vídeo, percebe-se que, ainda que seja semelhante, existe um barulho de fundo que parece pouco natural. Além disso, numa análise a vários vídeos de conferências de imprensa do sucessor de Pinto da Costa, a voz de Villas-Boas parece ser ligeiramente mais grossa do que aquela que se ouve no vídeo a circular no WhatsApp.

Não sendo possível determinar a origem do áudio, o Polígrafo questionou diretamente o gabinete de comunicação do FCP, tendo este indicado que, “a pedido do próprio”, informa-se “que o vídeo não é verdadeiro“, tal como o áudio que nele consta.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque