Desde dia 1 de novembro que uma imagem da atriz israelita Gal Gadot, com uma mochila de grande dimensão às costas e a fazer uma saudação militar enquanto sorri para a fotografia, faz sucesso nas redes sociais.

Este "tweet", por exemplo, partilhar essa mesma fotografia e indica que Gadot voltou "para casa [Israel] para cumprir o serviço militar". Será assim?

A imagem é verdadeira, mas é falso que a atriz tenha largado Hollywood para se juntar ao exército israelita contra o Hamas.

No Reddit. a imagem foi publicada há quatro anos com a seguinte descrição: "Uma fotografia de Gal Gadot, destacada no exército israelita aos 18 anos". Não é possível identificar ao certo quando é que o registo foi feito, mas sabe-se que a atriz de 38 anos cumpriu dois anos de serviço militar (que em Israel é obrigatório para homens e mulheres) nas Forças de Defesa de Israel (FDI). O "Washington Post" noticiou, inclusive, que Gadot esteve na guerra do Líbano em 2006, um conflito entre Israel e o Hezbollah.

Numa entrevista dada ao repórter da "FOX 32 Entertainment", Jake Hamilton, a propósito do novo filme de ação "Agente Stone" (que conta com algumas cenas gravadas em Lisboa), Gadot abordou esse tempo nas Forças de Defesa de Israel recordando "a disciplina" que adquiriu.

Por fim, e embora não se tenha juntado às FDI novamente, a atriz israelita assinou, com mais 700 outras celebridades, uma carta em que demonstrou o seu apoio a Israel, de acordo com o "The Hollywood Reporter".

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.