Depois de alguns dias de expectativa, a conhecida atriz de novelas aceitou o convite de Jair Bolsonaro para entrar no seu Governo. Regina Duarte é a nova secretária da Cultura, sucedendo no cargo a Roberto Alvim.

Com o convite e a aceitação, chegaram também os rumores e especulações colocados a circular nas redes sociais fundamentalmente por críticos de Bolsonaro.

regina Duarte

Um exemplo: num meme partilhado através do WhatsApp, é garantido que a atriz casou cinco vezes mas que, apesar disso, tem uma pensão vitalícia de 20 mil reais (cerca de 4200 euros) mensais como filha solteira de um militar.

Será assim?

O site brasileiro e-farsas analisou o meme e concluiu que o meme em causa difunde uma mescla de verdades e de falsidades.

Uma verdade: de facto, Regina Duarte casou-se cinco vezes: com Marcos Flávio Cunha Franco (1969-1975), com Daniel Filho (1978-1979), com Daniel Gómez (1980-1982), com Del Rangel (1983-1995) e com Eduardo Lippincott (2000-presente).

Outra verdade: efetivamente Regina Duarte é filha do tenente reformado Jesus Duarte e pensionista do Exército. Não há, porém, nada de ilegal na sua situação, uma vez que  a mesma está prevista na lei brasileira.

Quanto ao valor da pensão, trata-se de uma enorme falsidade. Na verdade, Regina Duarte recebe, de acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Defesa brasileiro ao e-farsas, cerca de 1500 euros (6843,34 reais), um número bem inferior ao que foi difundido na publicação em causa.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso
International Fact-Checking Network