Até ao passado dia 14 de Novembro, uma imagem do conhecido ator brasileiro Rodrigo Santoro já tinha sido partilhada mais de 207 mil vezes no Facebook.

Na imagem, Rodrigo Santoro - que ficou famoso no Brasil e em Portugal pelos seus papeis em novelas e que se tornou conhecido internacionalmente pela sua participação nas séries de televisão Lost e Westworld - surge a envergar uma camisola branca justa ao corpo, com a cara do Presidente Jair Bolsonaro estampada, acompanhada do seguinte texto: "Bolsonaro Presidente."

(...) a imagem circula na internet pelo menos desde fevereiro de 2016, a dois anos das eleições, quando ainda não se sabia se Bolsonaro seria candidato às presidenciais que acabou por vencer.

A Lupa (a primeira agência brasileira de fact-checking) fez a verificação da imagem e concluiu que se trata de uma manipulação. Isto porque na sua versão original - que a agência liderada pela jornalista Cristina Tardaguila analisou através da ferramenta de verificação de imagens TinEye - o ator usa uma camisola totalmente branca. Mais: a imagem circula na internet pelo menos desde fevereiro de 2016, a dois anos das eleições, quando ainda não se sabia se Bolsonaro seria candidato às presidenciais que acabou por vencer.

A acrescer a estes argumentos está o facto de Santoro sempre ter dito publicamente que não revelaria as suas opções políticas, como se pode constatar nesta entrevista que deu à TV Globo.

Por estas razões, afirmar que Santoro apoia Bolsonaro é...

Pimenta na Língua