Lionel Messi é a grande estrela do Inter Miami – não a única, pois no clube fundado apenas em 2018 jogam também Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba – e o jogo de hoje contra o FC Porto, para a 2.ª jornada do Grupo A do Mundial de Clubes evoca a estreia do argentino com a camisola principal do Barcelona. Isto porque ocorreu frente ao FC Porto.
Aconteceu a 16 de novembro de 2003, na partida amigável que inaugurava o Estádio do Dragão. Messi tinha quase 16 anos e 5 meses e, com a camisola número 14, entrou aos 74 minutos a substituir Navarro. O FC Porto ganhou o jogo por 2-0 (e venceria a Liga dos Campeões no final dessa época), com golos de Derlei e Hugo Almeida. Os portistas eram treinados por José Mourinho, os catalães orientados por Frank Rijkaard (e tinham Luis Enrique como um dos seus avançados).
Mas esta foi a única vez que Messi enfrentou o FC Porto?
Não. Na época 2010/11, sob o comando de André Villas-Boas, os dragões conquistaram a Liga Europa. Na mesma época, o Barcelona sagrou-se campeão europeu, treinado por Pep Guardiola. Assim, a 26 de agosto de 2011, os dois clubes enfrentaram-se para a Supertaça Europeia, no Mónaco. A vitória sorriu aos catalães e Messi foi decisivo: apontou o primeiro golo aos 41 minutos e “inventou” o passe para o segundo, de Cesc Fàbregas, aos 88 minutos. Guardiola mantinha-se como treinador do Barcelona, já o FC Porto era orientado por Vítor Pereira (que sucedeu ao seu anterior chefe de equipa quando este rumou ao Chelsea).
Assim, é falso que o Messi apenas tenha defrontado o FC Porto na inauguração do Estádio do Dragão. Na Supertaça Europeia de 2011 também o fez e foi determinante na vitória do Barcelona.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo Futebol: