O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Ataque terrorista em Madrid foi silenciado pelos media espanhóis?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Um homem muçulmano roubou uma carrinha de mercadorias, com recurso a uma faca, em Madrid, e guiou-a em direção a um dos pontos mais turísticos da cidade, a Porta do Sol, onde planeava levar a cabo um ataque terrorista. Por sorte, o veículo teve um acidente durante o percurso e causou apenas um ferido, depois de embater numa série de motociclos. A informação é avançada pelo jornal Tribuna de España, que garante que os media do país vizinho censuraram a informação e não revelaram os factos como aconteceram.

 O título da notícia não deixa margem para dúvida: «Última hora: atentado islâmico em Madrid. Carrinha, a toda a velocidade, dirigia-se à Porta do Sol». Às palavras claras, e assertivas, sucede-se uma imagem que mostra um veículo de mercadorias e uma ambulância, e uma série de motas abalroadas, no chão. No meio do cenário caótico, aparentemente um civil, um técnico de emergência médica e um polícia. Porém, a vermelho, abaixo na notícia, surge um parágrafo que já não diz exatamente a mesma coisa que o título: «Possível atentado terrorista falhado no centro de Madrid. Até este momento, está a ser silenciado, como é hábito, pela ‘imprensa do sistema’».

A dúvida fica instalada: tratou-se de um ataque terrorista ou, essa, éapenas uma possibilidade? Não é claro, e a primeira frase do corpo da notícia torna o cenário ainda mais confuso: «Nós contamos o que aconteceu, você tira as suas conclusões». Ora, estão levantadas suspeitas de que a informação poderá não ser fidedigna à realidade: o texto contradiz-se e introduz considerações do autor, mesmo antes de relatar a história.

A explicação para o que aconteceu surge mais abaixo. O site que publicou a notícia, o La Tribuna de España, conta que um muçulmano roubou uma carrinha de mercadorias, colocando, para isso, uma faca no pescoço do motorista. O ladrão terá dirigido o veículo em direção à Porta do Sol, numa altura em que o monumento se encontrava repleto de turistas. A meio do percurso, acidentalmente, a carrinha acabou por embater em várias motas, causando, pelo menos, um ferido. O texto dá como certo que, se o veículo não tivesse chocado com os motociclos, teria atingido o alvo pretendido e teria causado uma verdadeira tragédia.

Os factos a que a Tribuna de España se refere aconteceram no dia 14 de maio, na Calle Mayor de Madrid. Durante a tentativa de roubo, a carrinha acabou por colidir com várias motas e uma vitrina, uma vez que condutor e ladrão se envolveram numa luta corpo a corpo.

Inacreditavelmente, tendo em conta que o texto se assume como uma notícia, surgem, depois, uma série de considerações políticas sobre o caso e até uma declaração do próprio autor, que assume que as autoridades espanholas lhe podem vir a imputar mais um crime de islamofobia, e que vários sites de verificação de factos vão apelidar a informação prestada pelo La Tribuna de España como uma notícia falsa.

Ora, é caso para dizer que o autor do texto faz a festa, lança os foguetes e apanha as canas, pois lança a notícia, faz uma análise política sobre o acontecimento, e assume que a informação vai ser apelidada como falsa por órgãos de comunicação social credíveis. Na verdade, foi mesmo isso que aconteceu. O site de verificação de factos Maldita.es avança que a notícia é realmente um embuste. A Polícia Municipal de Madrid confirmou ao jornal que, embora o incidente seja real,  não se tratou de um ataque terrorista e o detido suspeito de tentar roubar a carrinha não tinha consigo uma faca ou qualquer arma branca, como afirma o Tribuna de España. Além disso, as autoridades nunca revelaram a nacionalidade do autor da tentativa de roubo.

[twitter url=”https://twitter.com/policiademadrid/status/1128353115655241729?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1128353115655241729&ref_url=https%3A%2F%2Fmaldita.es%2Fmaldito-bulo%2Fno-no-ha-habido-un-atentado-islamista-en-madrid-con-una-furgoneta-a-toda-velocidad-que-se-dirigia-a-la-puerta-del-sol-el-14-de-mayo-de-2019%2F”/]

Os factos a que a Tribuna de España se refere aconteceram no dia 14 de maio, na Calle Mayor de Madrid. Durante a tentativa de roubo, a carrinha acabou por colidir com várias motas e uma vitrina, uma vez que condutor e ladrão se envolveram numa luta corpo a corpo. Mesmo antes de serem publicadas notícias sobre o caso, um vídeo do aparato, nos minutos seguintes ao acidente, começou circular nas redes sociais. Apesar de não dar grandes detalhes sobre o evento, as publicações falam sempre em roubo e nunca em ataque terrorista. No próprio dia, a informação foi confirmada pela polícia, na conta oficial do Twitter.

[facebook url=”https://www.facebook.com/watch/?v=2226024744393662″/]

No fim de contas, é possível afirmar que a partir de dados relativamente simples, uma tentativa de roubo sem grandes consequências, a Tribuna de España cria um evento grave, com capacidade para geral convulsão social, como é um ataque terrorista. Considerando o discurso da notícia falsa, o texto parece politicamente engajado numa linha de extrema direita, pois aborda a aparente falta de segurança na capital espanhola como uma responsabilidade política e, de forma automática, associa uma possibilidade de ataque terrorista à religião islâmica.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...