O jogo entre o Benfica e o Real Madrid desta terça-feira, dia 17 de fevereiro, continua a dar que falar. Em causa um momento que aconteceu aos 50 minutos, depois de Vinicius Júnior marcar o primeiro e único golo da partida.
Alegadamente, Prestianni terá dirigido insultos ao adversário, usando a camisola para tapar a boca no momento em que dirigiu o fez. Nas imagens, percebe-se que fala para Vini, mas não se percebe o que diz. Isto acomteceu entre os 50 minutos e 52 segundos e os 50 minutos e 54 segundos, na transmissão da Sport TV. Seguiu-se uma queixa do jogador do Real Madrid ao árbitro, já passava dos 51 minutos de jogo.
Esta quarta-feira, a UEFA anunciou que abriu uma investigação e nomeou um Inspetor de Ética e Disciplina para investigar o alegado episódio de racismo, como noticiou o “Diário de Notícias”.
Foi neste contexto que surgiu nas redes sociais um vídeo de André Ventura, onde este diz o seguinte: “Depois do ato do Prestianni no jogo do Benfica contra o Real Madrid, na Champions, posso finalmente confirmar que o mesmo será futuro deputado do Chega. As suas palavras racistas encantaram-me a mim e a muitos outros dirigentes do partido.”
Parece comédia… e é mesmo. O vídeo foi manipulado com recurso à Inteligência Artificial. A voz editada do líder do Chega revela algumas inconsistências, bem como a cara e os seus movimentos. Também não foi publicado nenhum registo desta natureza nas redes sociais do próprio André Ventura ou do partido. Por outro lado, Prestianni também não divulgou a sua filiação a qualquer partido político.
Em suma, é naturalmente falso que Ventura tenha anunciado que o jogador benfiquista se vai juntar à direção do Chega. O vídeo foi manipulado e divulgado de forma irónica nas redes sociais.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:


