Nas redes sociais, vários utilizadores têm-se manifestado, nos últimos dias, incrédulos com a suposta demolição das ruínas centenárias do Sanatório Albergaria Grandella, em Loures. “Parece mentira mas é bem verdade, demoliram o antigo sanatório do Cabeço de Montachique”, escreveu um utilizador no Facebook a 6 de novembro. “Já que se está a falar na CM de Loures… as ruínas do Sanatório Albergaria Grandella foram demolidas” diz um outro, mas no X (antigo Twitter), no dia seguinte. Será verdade?
À NiT a Câmara Municipal de Loures confirmou que sim, é verdade que as ruínas foram demolidas. Ao jornal Público, a autarquia não explicou as razões por trás da demolição e disse que, tendo em conta que são parte de uma propriedade privada, também estava à espera de respostas sobre o sucedido.
Em declarações dadas à NiT, uma fonte da Câmara de Loures disse que a autarquia ficou tão surpreendida “como toda a gente”, e que não foi informada sobre a demolição nem sobre às possíveis futuras utilizações do espaço onde se localizavam.
O Polígrafo pediu esclarecimentos à Câmara Municipal de Loures sobre a demolição do sanatório, mas, até à data de publicação deste artigo, não recebeu respostas às questões colocadas.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: