Não se trata da citação esculpida numa parede da sede da BBC em Londres, Reino Unido, junto à estátua em homenagem a George Orwell, visível na imagem que ilustra este artigo. Essa citação - "Se a liberdade significa alguma coisa de todo, significa ter o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir" (em tradução livre) - é autêntica, recolhida a partir de um dos maiores clássicos de Orwell, "A Quinta dos Animais" (ou "O Triunfo dos Porcos", mediante diferentes traduções), originalmente publicado em 1945.

O que está em causa é uma outra citação atribuída a Orwell que circula desde há anos nas redes sociais, mas voltou a tornar-se viral nas últimas semanas por causa da guerra na Ucrânia. "As pessoas vão acreditar no que os media disserem para acreditarem", terá escrito (ou dito) Orwell, de acordo com a versão em português da suposta citação. Verdadeira ou falsa?

Na realidade, porém, não encontramos registo desta frase na bibliografia de Orwell, dos romances aos ensaios, passando pela imensidão de textos dispersos nos "Diários" (1931-1949).

Questionado pela "Lead Stories", o porta-voz da organização The Orwell Society, Benedict Cooper, garantiu que a citação em causa é apócrifa. Mais uma entre as muitas que circulam nas redes sociais e que o próprio Cooper tem sinalizado como falsas, ao longo dos anos.

"Posso confirmar a 100% que esta não é uma citação de Orwell. Foi aliás demonstrado que não seria algo que Orwell pudesse ter dito dessa forma, em parte porque a palavra 'media' não era utilizada com o mesmo sentido durante a sua época de vida", sublinhou Cooper.

Também o escritor britânico Dorian Lynskey, autor de uma semi-biografia de Orwell (focada no clássico "1984"), já apontou no mesmo sentido: a citação é apócrifa.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.