"Dez metros quadrados. Dez. Metros. Quadrados. Isto foi engano?" Assim se questiona num tweet de 17 de março que mostra a imagem do anúncio de um apartamento de 10 metros quadrados, rés-do-chão, situado em "Príncipe Real - São Bento", Lisboa, que estará disponível para arrendamento pelo valor de 1.300 euros por mês.

"É o mercado a funcionar", comenta-se noutro tweet que partilha o anúncio, em tom irónico.

Respondendo a pedidos de vários leitores, o Polígrafo verifica.

O anúncio em causa está disponível na plataforma "Idealista". O apartamento localiza-se na freguesia da Misericórdia, em Lisboa. Tem 10 metros quadrados de área bruta e uma casa-de-banho. Está mobilado e tem cozinha equipada.

O anunciante é a "Roomless", uma "plataforma online para alugueres de médio-longo prazo que foi criada como garantia para o arrendatário", descreve-se no anúncio.

Indica-se também que a "Roomless" verifica "todos os apartamentos e as fotos são recentes e fiáveis para que possa reservar online com paz de espírito para evitar que alguém o faça antes de si".

Na página da "Roomless" estão disponíveis mais detalhes sobre o apartamento. Este situa-se na rua Manuel Bernardes, o período mínimo de arrendamento é de um mês e o máximo de 36 meses. Deve avisar-se com um mês de antecedência quando se quiser terminar o contrato de arrendamento. Mais, não são permitidos animais, nem fumadores, e o apartamento pode albergar até duas pessoas.

O Polígrafo contactou o anunciante que confirmou a existência do apartamento para arrendar, mas indicou que a informação disponibilidade na plataforma "Idealista" está incorreta. "Esse apartamento tem 45 metros quadrados", garante.

"Sobre o preço. é importante explicar que esse proprietário também faz estadias de curta duração, com isso tem variação no preço dependendo de cada mês. Na nossa plataforma, quando você seleciona o mês que deseja aparece o valor de todos os meses da sua estadia", explica.

De resto, o apartamento também não se localiza num rés-do-chão, mas sim num 4.º andar. Trata-se de um Alojamento Local.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network