A alegação parte de um vídeo com cerca de vinte segundos no qual Donald Trump surge a falar aos jornalistas: “Acredito que à luz do que está a ocorrer, e sabem ao que me refiro: as fake news, os ‘Comeys' do mundo [ndr: referindo-se James Comey, ex-diretor do FBI demitido pelo presidente dos EUA] e todas as coisas más que aconteceram… Chama-se pântano. E sabem o que aconteceu e o que fiz? Um grande favor. Apanhei o pântano. Apanhei-os a todos. Vamos ver o que acontece”. 

Trump vídeo

Várias publicações nas redes sociais e uma notícia num portal de notícias politicamente de direita garantem que as palavras do Presidente dos EUA são recentes e referem-se aos responsáveis pela suposta fraude eleitoral que terá causado a derrota eleitoral do republicano. Ou seja, “os meios de comunicação que publicam notícias falsas, as mentiras propagadas por democratas (…) e, sobretudo, a quem se viu como Presidente no passado sábado e o divulgou aos quatro ventos, Joe Biden”.

Será que a expressão proferida por Donald Trump foi retirada de uma declaração no rescaldo das eleições presidenciais americanas de 3 de novembro?

A resposta é não. Tal como explica a plataforma espanhola de verificação de factos Maldita.es, o vídeo de Trump é autêntico, mas reporta a uma intervenção do ainda Presidente dos EUA no dia 8 de novembro de 2019. 

Nas declarações em causa - disponíveis na íntegra na conta oficial da Casa Branca no YouTube (minuto 06h58)-, Trump não se referia a qualquer fraude eleitoral, mas sim às suspeitas de abuso de poder e obstrução que recaíam sobre si e que desencadearam inclusivamente um processo de destituição. No discurso agora partilhado, o político republicano garantia que tais suspeitas eram “falsas” e resultado de fake news.

Pode assim concluir-se que é falso que Donald Trump tenha dito aos jornalistas que “apanhou” os responsáveis pela suposta fraude eleitoral de que terá sido vítima e que permitiu a vitória do democrata Joe Biden. O discurso do republicano divulgado nas redes sociais é autêntico, mas tem um ano. Naquele dia, o Presidente norte-americano rebatia as suspeitas de abuso de poder e obstrução de que era acusado, assegurando que as mesmas eram falsas. 

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network