- O que está em causa?No Facebook destaca-se uma "oportunidade única" de arrendar um quarto no centro de Lisboa por 1.299 euros mensais. A divisão tem cinco metros quadrados e é descrita como "minimalista", mas a lista de condições é extensa: "três recibos de IRS", "título de residência", "currículo" e o requisito que levantou maior polémica - "o inquilino deverá ter menos de 1,90 metros de altura e menos de 85 quilogramas para melhor conforto no espaço".

Foi enviada ao Polígrafo com um pedido de verificação de factos um anúncio de que se tornou viral no Facebook. Trata-se de uma oportunidade de arrendar um quarto de 5 metros quadrados, "minimalista" e "elegante". As condições apresentadas para o arrendamento desta divisão são várias e muitas estão a ser destacadas por serem mesmo "bizarras". Desde logo o custo: "1.299€ mensais com todas as despesas incluídas".
Além disso, exige-se um "contrato mínimo de 24 meses", " duas cauções", "três recibos de IRS", "carta de motivação" e "três cartas de recomendação escritas à mão por locadores portugueses anteriores". E mais, informa-se que o inquilino deve ter "menos de 1,90 de altura e menos de 85 kg para melhor conforto no espaço".


O anúncio é falso. Contactada pelo Polígrafo, a autora do anúncio no Facebook garante que o divulgou em "tom" de brincadeira. Decidiu fazê-lo "devido à economia de miséria que estamos a viver aos preços excessivos de tudo, nomeadamente ao nível habitacional".
A autora confirma, então, que se trata de uma sátira, mas admite que foi contactada por interessados no arrendamento da divisão. Uma pesquisa revela que as imagens utilizadas no anúncio são da unidade hoteleira brasileira "São Paulo Hostel Club".
Em 2018, estes "quartos-cápsula" foram destacados num artigo da "Veja São Paulo"."A foto mostra um diminuto quarto, com apenas uma cama de solteiro e uma janela ao fundo. Ele é oferecido a 75 reais, com direito a café da manhã, internet e outras facilidades", lê-se no artigo.

Não há dúvidas de que o anúncio em causa é falso. O Polígrafo já verificou ser verdadeiro que há proprietários a pedir quase 30 mil euros de entrada para arrendar um apartamento, apesar de a exigência ser ilegal e de ser apenas permitido o número máximo de duas rendas antecipadas que os proprietários podem exigir.
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
