- O que está em causa?Em causa um "novo vídeo publicitário da Alemanha", cujos atores serão os membros do "Alternative for Germany", um partido político alemão. "No vídeo, os soldados da NATO raptam o último dos alemães para ajudar a Ucrânia. Eles também os fazem dar as boas-vindas ao novo Führer, como em 1930-1940 com Adolf Hitler", com um "Hail, Zelensky". O que há de verdade nesta publicação?

Circula nas redes sociais um vídeo que, assegura-se, consiste num anúncio filmado na Alemanha e criado pelo partido "Alternativa para a Alemanha". No início da gravação, os pais da família representada surgem a ver televisão, enquanto a criança brinca com um leopardo (brinquedo).
De seguida, a criança abre a porta e quatro pessoas vestidas com uniforme militar entram na casa. Estes soldados começam a recolher todos os pertences da família, inclusive a televisão, onde o chanceler alemão, Olaf Scholz, diz que continuará a ajudar a Ucrânia. No fim, o leopardo é também retirado das mãos da criança (numa referência aos tanques Leopard que a Alemanha fornece às Forças Armadas ucranianas).

O comandante do grupo invasor, vestido com uniforme militar, pendura na parede um retrato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e diz "Hail, Zelensky". Quando a família fica sozinha numa casa praticamente vazia, uma legenda em alemão surge no ecrã: "A sua casa está na NATO? Habitue-se à NATO em sua casa. Desde o início de 2022, mais de 22 mil milhões de euros já foram transferidos para a Ucrânia do Orçamento alemão."
É importante esclarecer que, apesar de o post garantir que este vídeo foi criado pelo partido radical de direita alemão "Alternativa para a Alemanha", este não surge nem na página oficial, nem no canal do YouTube, nem na página oficial do Twitter do partido.
A fotografia da casa que aparece logo no início do vídeo foi tirada na Alemanha, há 6 anos: a confirmação é feita pela página da agência de fotografia Alamy, já que esta imagem em particular é facilmente encontrada e está até disponível para uso comercial. Quanto ao vídeo e roteiro, este foi escrito por Hans Peter Merten e filmado na pequena cidade alemã de Rhodt unter Rietburg, perto da fronteira francesa.
Como descobriu o jornalista da "Radio Liberty", Mark Krutov, os atores russos desempenharam vários papéis no vídeo mencionado. Por exemplo, o papel de casal foi interpretado por Valentin Vorobyov e Yulia Konyukhova. Yulia Mandriko desempenhou o papel de líder dos militares e Igor Alekseev desempenhou o papel de um de seus subordinados.
Num artigo de 27 de julho da "Radio Liberty", lê-se que uma das atrizes, Yulia Konyukhova, publicou o referido vídeo no seu Instagram (entretanto apagado). Na descrição, esta terá indicado que o vídeo foi inteiramente gravado pelo Russia Today (RT). O "Radio Liberty" entrou em contato com o ator, mas este negou que a página lhe pertencesse e não respondeu às questões enviadas. No mesmo post, Konyukhova escreveu ainda que o seu filho protagonizava o papel de criança.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
