Circula nas redes sociais um vídeo que, assegura-se, consiste num anúncio filmado na Alemanha e criado pelo partido "Alternativa para a Alemanha". No início da gravação, os pais da família representada surgem a ver televisão, enquanto a criança brinca com um leopardo (brinquedo).

De seguida, a criança abre a porta e quatro pessoas vestidas com uniforme militar entram na casa. Estes soldados começam a recolher todos os pertences da família, inclusive a televisão, onde o chanceler alemão, Olaf Scholz, diz que continuará a ajudar a Ucrânia. No fim, o leopardo é também retirado das mãos da criança (numa referência aos tanques Leopard que a Alemanha fornece às Forças Armadas ucranianas).

fb

O comandante do grupo invasor, vestido com uniforme militar, pendura na parede um retrato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e diz "Hail, Zelensky". Quando a família fica sozinha numa casa praticamente vazia, uma legenda em alemão surge no ecrã: "A sua casa está na NATO? Habitue-se à NATO em sua casa. Desde o início de 2022, mais de 22 mil milhões de euros já foram transferidos para a Ucrânia do Orçamento alemão."

É importante esclarecer que, apesar de o post garantir que este vídeo foi criado pelo partido radical de direita alemão "Alternativa para a Alemanha", este não surge nem na página oficial, nem no canal do YouTube, nem na página oficial do Twitter do partido.

A fotografia da casa que aparece logo no início do vídeo foi tirada na Alemanha, há 6 anos: a confirmação é feita pela página da agência de fotografia Alamy, já que esta imagem em particular é facilmente encontrada e está até disponível para uso comercial. Quanto ao vídeo e roteiro, este foi escrito por Hans Peter Merten e filmado na pequena cidade alemã de Rhodt unter Rietburg, perto da fronteira francesa.

Como descobriu o jornalista da "Radio Liberty", Mark Krutov, os atores russos desempenharam vários papéis no vídeo mencionado. Por exemplo, o papel de casal foi interpretado por Valentin Vorobyov e Yulia Konyukhova. Yulia Mandriko desempenhou o papel de líder dos militares e Igor Alekseev desempenhou o papel de um de seus subordinados.

Num artigo de 27 de julho da "Radio Liberty", lê-se que uma das atrizes, Yulia Konyukhova, publicou o referido vídeo no seu Instagram (entretanto apagado). Na descrição, esta terá indicado que o vídeo foi inteiramente gravado pelo Russia Today (RT). O "Radio Liberty" entrou em contato com o ator, mas este negou que a página lhe pertencesse e não respondeu às questões enviadas. No mesmo post, Konyukhova escreveu ainda que o seu filho protagonizava o papel de criança.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.