- O que está em causa?No debate desta tarde na Assembleia da República, António Costa mencionou o papel da execução dos fundos comunitários para o desenvolvimento económico do país e para a estabilidade da dívida portuguesa. O primeiro-ministro garante que, por exemplo, o "Portugal 2020" foi executado acima da meta fixada para 2022. A informação é correta?

António Costa esteve hoje, dia 11 de janeiro, na Assembleia da República, no debate de política geral. Numa intervenção em que destacou a imagem que Portugal projeta no contexto internacional. "A boa execução dos fundos comunitários é fundamental. Digam o que quiserem, mas os números não mentem. No ano passado executámos o PT2020 acima daquilo que tinha sido a meta fixada, está 87% executado e vamos executá-lo plenamente ao longo deste ano que ainda temos", garantiu.
Os dados confirmam a alegação do chefe do Executivo?
De acordo com uma nota divulgada no dia 4 de janeiro no site do "Portugal 2020", a 31 de dezembro de 2022, registavam-se "18,6 mil milhões de euros de apoio executado, dos quais 3,475 mil milhões de euros em 2022, cerca de 100 milhões de euros acima da meta prevista".
Tal como referido por António costa, a taxa de execução atingiu a meta de 87%, resultado de uma execução durante o ano de 2022 de cerca de 16%.

Em suma, a afirmação do primeiro-ministro corresponde à verdade.
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
