O primeiro-ministro António Costa iniciou esta semana o denominado "Roteiro pela Saúde", um conjunto de visitas a hospitais e centros de saúde em várias localidades do país, com início na segunda-feira, dia 11 de março, na inauguração oficial do novo Centro de Saúde de Odivelas, distrito de Lisboa.

Em reação a essa cerimónia, a página "O Coveiro" lançou um meme que está a viralizar nas redes sociais, denunciando o que classifica como uma "inauguração fake" (recorrendo a um aparente selo de fact-checking) do primeiro-ministro, pois o centro de saúde em causa "está a funcionar desde o ano passado".

O meme destaca a imagem de Costa e atribui-lhe uma citação apócrifa, com aparente ironia, através de um balão de fala à banda-desenhada: "Inauguro este centro de saúde que já funciona faz um ano!" Mas é mesmo verdade que o novo Centro de Saúde de Odivelas já estava em operação há um ano?

De facto, o novo Centro de Saúde de Odivelas foi oficialmente inaugurado no dia 11 de março de 2019, com a presença do primeiro-ministro e também da ministra da Saúde, Marta Temido. Representa um investimento de 1,4 milhões de euros para servir mais de 41 mil utentes.

Embora tenha sido oficialmente inaugurado esta semana, o facto é que o centro de saúde já estava operacional desde o dia 27 de dezembro de 2018. Ou seja, desde o ano passado, mas há apenas dois meses e meio. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar notícias publicadas aquando da sua abertura (que pode ler aqui, aqui e aqui).

Como tal, dizer que o novo centro de saúde já estava a funcionar "faz um ano", é uma clara manipulação dos factos, com o aparente objetivo de enganar e desinformar a opinião pública.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network