“Sánchez humilhado! António Costa expõe e destrói Pedro Sanchéz no Parlamento Europeu”, destaca-se em várias publicações nas redes sociais que difundem um vídeo com origem no YouTube que supostamente retrata um debate no Parlamento Europeu em que o Presidente do Conselho Europeu terá “exposto”, “destruído”, “esmagado” ou até “humilhado” o Presidente do Governo de Espanha.
De acordo com essas publicações, “Sánchez sofreu a maior humilhação no Parlamento Europeu. O Presidente espanhol caiu no ridículo depois de o líder europeu António Costa o ter exposto perante todo o Parlamento. Com uma intervenção demolidora, Costa destruiu a narrativa de Sánchez sobre a economia, a estabilidade e a liderança na União Europeia”.
Nos textos e legendas em língua castelhana alega-se também que “os eurodeputados reagiram com olhares incrédulos e murmúrios. Sánchez tentou defender-se, mas a sua voz trémula denunciou-o. A imprensa internacional amplificou o escândalo, convertendo-o num desastre mediático” para a Espanha.
“A Europa necessita de líderes comprometidos, não de discursos vazios“, terá sentenciado Costa, dirigindo-se a Sánchez quando este “ainda se tentava recompor” dos anteriores embates.
Posto isto, questiona-se: “O que significa isto para a Espanha e para a União Europeia? A sua credibilidade internacional foi destruída? Conseguirá recuperar o controlo após este golpe? Aproxima-se uma mudança política em Espanha?”
Esta história é verdadeira?
Desde logo, ao contrário do que se indica nas demais publicações, não é verdade que a imprensa internacional tenha “amplificado o escândalo”. Não encontramos qualquer notícia do suposto confronto entre Costa e Sánchez no Parlamento Europeu, ou pelo menos com origem num órgão de comunicação social minimamente credível.
Por outro lado, desde que Costa assumiu o cargo de Presidente do Conselho Europeu, no dia 1 de dezembro de 2024, Sánchez não participou em qualquer debate no Parlamento Europeu. Aliás, na agenda oficial do Presidente do Governo de Espanha não há registo de qualquer deslocação ao Parlamento Europeu no referido período temporal
A última vez que Sánchez discursou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), foi no dia 13 de dezembro de 2023, para fazer um balanço da Presidência espanhola do Conselho Europeu na segunda metade desse ano. Altura em que Costa ainda exercia as funções de Primeiro-Ministro de Portugal.
De resto, questionado pela “Maldita.es” sobre esta história viral nas redes sociais, um porta-voz do Presidente do Conselho Europeu negou que tenha ocorrido o suposto debate no Parlamento Europeu em que Costa atacou Sánchez, “nem nas suas atuais funções como Presidente do Conselho Europeu nem anteriormente como Primeiro-Ministro de Portugal”. Garantiu também que “as frases atribuídas a Costa são igualmente uma invenção“.
Apesar da falsidade, este vídeo está a ser difundido em dezenas de canais do YouTube e partilhado através de múltiplas publicações nas redes sociais. Acumula milhares de visualizações em cada uma dessas publicações. Limita-se a mostrar imagens de arquivo de Costa e Sánchez, utilizando as legendas para propagar mentiras e efabulações sem qualquer tipo de prova factual.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: