O primeiro jornal português
de Fact-Checking

António Costa é proprietário de uma casa num condomínio de luxo em Sintra?

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em múltiplas publicações nas redes sociais compara-se a atual casa do "democrata" António Costa (imagem de um condomínio de luxo em Sintra) com a do antigo "ditador" António de Oliveira Salazar (imagem da casa onde nasceu o caudilho do Estado Novo, em Vimieiro, Santa Comba Dão).

“Muita coisa mudou em 50 anos de ‘democracia'”, destaca-se no topo da publicação (sim, com a palavra democracia entre aspas). Essa mudança traduz-se em duas imagens exibidas em forma de contraste: a primeira supostamente mostra a “casa do democrata António Costa” (mais precisamente, o portão de um condomínio de luxo situado em Sintra); a segunda mostra a “casa do ditador [António de Oliveira] Salazar” (mais precisamente, a famigerada casa onde nasceu, em Vimieiro, Santa Comba Dão).

O facto é que o atual primeiro-ministro viveu durante dois anos, entre 2012 e 2014, num apartamento duplex arrendado na Avenida da Liberdade, Lisboa. Mudou-se depois para uma moradia situada em Fontanelas, Sintra, integrada no condomínio fechado Villas Catarina. A imagem da publicação retrata a entrada desse condomínio em Sintra.

No entanto, em dezembro de 2018, Costa vendeu essa moradia por 350 mil euros e adquiriu uma outra casa na rua Cláudio Nunes, em Benfica, Lisboa, por 327 mil euros.

A denúncia surgiu no WhatsApp, através de uma gravação de voz de um suposto "bombeiro profissional" que está a ser partilhada viralmente. Acusa o primeiro-ministro António Costa de ter mobilizado "material do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa para fazer escoamento de águas ao prédio do qual é dono", durante as recentes inundações na capital.

“O primeiro-ministro vendeu moradia em Sintra e comprou casa em Benfica. Transações foram feitas em dezembro e podem ser comunicadas até fevereiro. Tudo legal, mas faltou declarar conta ao Tribunal Constitucional”, noticiou o jornal “Observador”, no dia 8 de janeiro de 2019.

Ou seja, Costa já não detém a casa do condomínio Villas Catarina, em Sintra, e está a viver em Benfica, Lisboa, desde o final de 2018. Há mais de quatro anos.

“Entretanto, o primeiro-ministro já vendeu a casa da Cláudio Nunes e é agora arrendatário de um apartamento que fica também em Benfica, na Rua Emília das Neves. O local é provisório, já que o primeiro-ministro comprou um T1 num prédio de luxo na mesma zona, na Avenida Gomes Pereira, por 276.050 euros”, segundo apurou o jornal “Observador.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes