"Nem comento", ironiza o autor da publicação, datada de 4 de outubro, seguindo-se um insulto ao primeiro-ministro que "está cada vez mais estúpido!"

Motivo? Uma suposta citação de António Costa, em forma de "notícia de última hora", sobre a pandemia de Covid-19. A saber: "Portugal em si não tem Covid-19, vocês é que o têm!"

Nos respetivos comentários aponta-se para a falta de empatia ou desresponsabilização do governante. O problema é que, neste caso, a citação é falsa ou apócrifa.

De facto, não encontramos qualquer registo público de tal citação do primeiro-ministro António Costa, nem qualquer outra frase parecida ou que aponte no mesmo sentido.

Na data da publicação, dia 4 de outubro, Costa proferiu declarações sobre a pandemia de Covid-19 em curso, mas em nenhum momento disse que "Portugal em si não tem Covid-19, vocês é que o têm".

"Estamos a ter, como é sabido, desde meados de agosto, uma subida constante das infeções, em linha com a generalidade dos países europeus", começou por dizer o primeiro-ministro, segundo noticiou a TSF, acrescentando que "são infeções que hoje, felizmente, estão a ter menor gravidade do que no início da crise".

Nessa ocasião, o primeiro-ministro ressalvou contudo que a menor gravidade das infeções "não permite a ninguém aliviar os cuidados".

Precisamente no dia 4 de outubro, domingo, Portugal ultrapassou a fasquia de 2.000 óbitos associados à Covid-19 desde o início da pandemia, totalizando 2.005 mortes, mais 10 relativamente ao dia anterior.

______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network