O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Animais de abrigo em Santa Maria da Feira estão a ser vendidos para os Países Baixos?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em publicação no Facebook denuncia-se que um abrigo situado em Canedo, no concelho de Santa Maria da Feira, está a fazer "negócio de animais", vendendo cães e gatos por centenas de euros e com destino aos Países Baixos. Verdade ou mentira?

“E ainda dizem que não há negócio de animais… Preços cobrados por cada animal do abrigo de Canedo: cães não castrados / não esterilizados, 260 euros; cães castrados / esterilizados, 350 euros; gatos não castrados / não esterilizados, 130 euros; gatos castrados / esterilizados, 175 euros”. Esta é a mensagem da publicação em causa, mostrando uma captura de ecrã a partir de uma página do site holandês que supostamente está a comercializar os animais oriundos de Canedo.

Esta publicação foi denunciada por vários utilizadores do Facebook como sendo falsa. Confirma-se?

Traduzindo o texto em língua holandesa (ou neerlandesa) para a língua portuguesa verifica-se que os valores indicados não correspondem a preços de comercialização dos animais oriundos do abrigo de Canedo. Trata-se, sim, de “uma contribuição para os custos” da adoção dos mesmos.

Os animais do abrigo de Canedo podem realmente ser adoptados por pessoas nos Países Baixos, o que implica uma contribuição monetária (mediante os valores indicados) para que sejam prestados todos os cuidados veterinários necessários e pagar o transporte entre Portugal e os Países Baixos.

Questionada pelo Polígrafo, Berta Brasão, voluntária no abrigo de Canedo, explica que “o animal tem que ir desparasitado, tratado, com as vacinas em dia e, se for caso disso, esterilizado”.

Questionada pelo Polígrafo, Berta Brasão, voluntária no abrigo de Canedo, explica que “o animal tem que ir desparasitado, tratado, com as vacinas em dia e, se for caso disso, esterilizado”.

No texto em língua holandesa sublinha-se também que os animais não podem ser adoptados por qualquer pessoa. Por exemplo, a casa do requerente de adopção tem que ser visitada, com o objetivo de “examinar” ou conferir se o animal em causa poderá adaptar-se às “novas condições de vida”. Mais, avisa-se os interessados que, “se o cão ficar mais de cinco horas sozinho [por dia], a pessoa não é elegível”.

De resto, no site holandês indica-se-se ainda que a associação Dierenhulp Zonder Grenzen, parceira do abrigo de Canedo, procura obter o “máximo de informações básicas” sobre os animais que serão adoptados.

Em suma, a denúncia da publicação sob análise baseia-se em pressupostos falsos.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...