O primeiro jornal português
de Fact-Checking

André Ventura tem 20,3% das intenções de voto na última sondagem para as eleições presidenciais?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Publicação que está a circular nas redes sociais aponta para "segunda volta à vista" nas eleições presidenciais agendadas para janeiro de 2021, destacando que o candidato André Ventura obteve 20,3% das intenções de voto na mais recente sondagem, ao passo que o incumbente Marcelo Rebelo de Sousa registou 58,5%. Verdade ou mentira?

A mais recente sondagem sobre as eleições presidenciais de 2021 foi divulgada pelo jornal “Correio da Manhã”, no dia 24 de fevereiro de 2020.

Trata-se do “Barómetro de Fevereiro Intercampus”, tal como está indicado na publicação sob análise que aponta para “segunda volta à vista”, destacando que o candidato André Ventura, líder e deputado único do Chega, obteve 20,3% das intenções de voto.

Confirma-se?

Não. O candidato André Ventura registou 9,3% das intenções de voto nessa sondagem e não 20,3%. É um desvio de mais do dobro.

“Nas intenções de voto expressas no barómetro de fevereiro da Intercampus para o ‘Correio da Manhã’, CMTV e ‘Jornal deNegócios’, Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se como o grande favorito, ao recolher a preferência de 58,5% dos inquiridos, mas sofre uma queda de 10 pontos percentuais face ao mês antecedente”, informa-se no artigo do jornal “Correio da Manhã”.

“Naquela que é a primeira aparição de Ana Gomes, como possível candidata a Belém, no barómetro da Intercampus, a antiga dirigente socialista, que se tem destacado pelo ativismo anti-corrupção, recolhe 8,8% das intenções de voto. Ainda assim, obtém um valor abaixo dos 9,3% (mais seis décimas face a janeiro) do deputado do Chega, André Ventura, que já este mês anunciou a sua intenção de ser candidato à Presidência da República”, acrescenta-se.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque