O primeiro jornal português
de Fact-Checking

André Ventura: “Na OCDE, Portugal é o nono país com maior carga fiscal” sobre o trabalho

Política
O que está em causa?
No debate desta tarde, na Assembleia da República, onde foi aprovado o Orçamento do Estado para 2024 (OE24), o líder do Chega justificou o voto contra no documento apresentado pelos socialistas: afinal, Portugal é o nono país da OCDE onde a carga fiscal é mais elevada. Confirma-se?

“Este Governo não deixará saudades aos portugueses”, assegurou esta tarde, na Assembleia da República, André Ventura, no encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2024, aprovado com os votos a favor do PS e com a abstenção do PAN e do Livre.

De acordo com o líder do Chega, “o PS falhou em todas as áreas e em todos os desígnios”, nomeadamente no que respeita à carga fiscal: “(…) como se Mariana Mortágua e Paulo Raimundo não tivessem dado a mão ao PS no maior aumento da carga fiscal que a nossa história vislumbrou. Hoje, na OCDE, Portugal é o 9.º em 38 dos países que pagam mais impostos na OCDE.”

De facto, segundo o relatório da OCDE “Taxing Wages”, de 2023, Portugal ocupava, em 2022, o nono lugar na tabela dos 38 países membros: a carga fiscal sobre trabalhador médio (solteiro e sem filhos) era de 41,9%, mais alta do que em países como o Luxemburgo, a Irlanda, a Estónia ou a Dinamarca.

Entre IRS e contribuições para a Segurança Social, um trabalhador em Portugal pagou, no ano passado, de 47,7% a 25,7% em impostos sobre o seu salário.

É igualmente verdade que Portugal tem batido sucessivos recordes de carga fiscal: de acordo com o boletim de “Estatísticas das Receitas Fiscais” (pode consultar aqui), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a 13 de abril deste ano, “em 2022, a carga fiscal aumentou 14,9% em termos nominais, atingindo 87,1 mil milhões de euros, o que correspondeu a 36,4% do PIB (35,3% no ano anterior)”.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque