"PROCURA-SE DEPUTADO PARA RELAÇÃO SÉRIA COM OS PROBLEMAS DE PORTUGAL". Começa assim uma publicação que foi partilhada hoje, dia 6, na página de Facebook "Chega de Ventura", associada a críticos do Chega!. No texto, o deputado único daquele partido é acusado de ter faltado ao debate com Mário Centeno sobre o Orçamento de Estado, que ocorreu esta manhã na Assembleia da República.

"Depois de ter conseguido entrar na história por ser o único político português a faltar a um debate eleitoral na televisão para comentar futebol, esta segunda-feira conseguiu mais uma proeza nacional (...) foi o único partido a faltar à audição de hoje com o Ministro das Finanças para debater o Orçamento do Estado para 2020", garante o autor da publicação. Os comentários críticos, alguns visivelmente acintosos, sucederam-se.

O mesmo texto acrescenta: "Todos os partidos estiveram presentes no debate com Mário Centeno, todos os membros da Comissão de Orçamento e Finanças fizeram as perguntas, críticas e propostas que bem entenderam, exceptuando André Ventura. Que parece ter optado por ocupar a manhã com outra coisa qualquer. Ficaremos atentos para a justificação que vai apresentar para MAIS ESTA FALTA a uma Comissão Parlamentar de que é membro."

Será verdade?

A resposta é positiva. Em declarações ao Polígrafo, André Ventura admite que não esteve presente. E explica porquê: "Hoje é tradicionalmente dia de contacto e trabalho político. É sabido que estive em Aguiar da Beira e Viseu no fim de semana em eventos políticos."

"Todos os dias dezenas de deputados faltam a todo o tipo de eventos, mas só as minhas faltas é que são notadas", afirma André Ventura ao Polígrafo.

Hoje, acrescenta o líder do Chega!, participou noutro evento político, mas já não veio a tempo de debater com Mário Centeno. "Ainda estive na reunião da primeira comissão às 15h e partir de amanhã estarei em todas as reuniões do orçamento", garante Ventura, que considera que, no que toca à sua pessoa, há uma exigência que não verifica relativamente aos restantes agentes políticos: "Todos os dias dezenas de deputados faltam a todo o tipo de eventos, mas só as minhas faltas é que são notadas."

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network