Ontem à noite, André Silva disparou para todos os lados. Ninguém escapou à agressividade verbal do líder do PAN, que distribuiu críticas pela generalidade dos partidos representados na Assembleia da República. Entre eles, o mais fustigado foi o CDS – e a sua líder em particular.

André Silva começou por acusar os centristas de terem parado no tempo e classificou-os como “um dos partidos mais perigosos e extremistas, ao representar a homofobia, a transfobia e o incitamento ao ódio, através de uma linguagem carregada de intolerância”. Galvanizado pelo entusiasmo dos presentes, continuou: “É o mesmo partido que nega ver reconhecidos direitos humanos fundamentais a pessoas com identidade de género ou orientação sexual que não encaixam nos seus critérios marialvas. Para quem tanto enfatiza a família, querem proibi-la, negando e violando direitos elementares”. O capítulo dedicado ao CDS e à sua líder em particular encerrou com uma derradeira acusação: a de que Assunção Cristas compara a tourada a um bailado.

Mas será verdade que é essa a opinião de Cristas sobre o sempre polémico tema das touradas?

A resposta é afirmativa. Numa entrevista ao jornal “Expresso”, publicada em março de 2018, a líder centrista, quando questionada sobre o seu apoio a um espetáculo cada vez mais demonizado, afirmou o que se segue: “Eu não assisto a touradas mas eu gosto de touradas (...) Olho para a tourada como uma expressão de cultura e olho para a tourada como um bailado, na verdade. E quando nós olhamos para grandes mestres como Picasso ou como Hemingway, pensamos que não estamos sozinhos nisto.” Pode ver aqui o vídeo que o prova.

As declarações da líder do CDS provocou então grande agitação nas redes sociais, com numerosas figuras públicas a criticá-la duramente. Um dos mais assertivos foi Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero:

Pode, por isso, concluir-se que o líder do PAN foi rigoroso na sua observação sobre Cristas no que respeita à sua posição sobre o fenómeno tauromáquico.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro