O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Altar-palco da JMJ é agora cobertura para casas-de-banho no Rock in Rio Lisboa?

Sociedade
O que está em causa?
Depois da polémica em torno do custo da infraestrutura, construída para a visita do Papa Francisco em 2023, surge agora uma controvérsia sobre a utilização que lhe está a ser dada, nomeadamente no festival Rock in Rio Lisboa. Em diversas publicações nas redes sociais alega-se que estará a servir de cobertura para casas-de-banho. O Polígrafo foi ao local verificar.

“É, provavelmente, a casa-de-banho mais cara do mundo. Obrigado, [Carlos] Moedas”, ironiza-se numa publicação de 15 de junho na rede social Facebook, logo após o início de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. O festival de música decorre este ano num novo recinto, localizado no Parque Tejo. Ou seja, precisamente no local onde tiveram lugar as cerimónias principais da Jornada Mundial da Juventude em 2023.

Segundo se alega nesta e várias outras publicações nas redes sociais, o famoso altar-palco que recebeu as celebrações presididas pelo Papa Francisco e que custou milhões de euros à autarquia lisboeta estará agora a servir de cobertura para casas-de-banho no âmbito do festival. Verdade ou mentira?

Consultando o mapa disponibilizado no site oficial do evento, à primeira vista parece existir uma fila de casas-de-banho localizada debaixo da referida estrutura. O que parece confirmar a tese que está a circular nas redes sociais. Porém, a mesma não corresponde inteiramente à verdade.

Isto porque também por essa via é possível constatar que essa não é a principal utilização que está a ser dada à infraestrutura em causa. O mesmo mapa interativo revela que o altar-palco acolhe o espaço “All Experience”, como dá conta, também, uma nota de imprensa publicada na página oficial do festival.

Em causa um local associado ao projeto solidário “Por Um Mundo Melhor”, criado pelo Coletivo Jovens do Rock in Rio. Segundo informação enviada ao Polígrafo pela organização do festival, os jovens “envolvidos no movimento foram desafiados a refletir sobre os principais temas a serem trabalhado em sociedade”, o que resultou na identificação de “oito pilares fundamentais, considerados prioritários”.

Pilares esses que se encontram, agora, representados no “All Experience” – como o Clima, o Respeito/Migração e a Paz, passando pela Pobreza/Dignidade, Direitos Humanos/Igualdade, Educação, Empreendedorismo/Prosperidade e, finalmente, pelo Consumo e Produção Sustentável.

Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)
Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)

Resumidamente, é um espaço que pretende oferecer uma “experiência imersiva e sensorial”, composta por “várias atrações e dinâmicas”, e que quer assumir-se como “um catalisador de mudança que pretende sensibilizar o público para a importância de uma cidadania ativa”.

Um local onde existem ainda espaços “instagramáveis”, uma ativação imersiva e onde ocorre, durante os dias de festival, a distribuição de pulseiras colecionáveis, desenhadas pelo mesmo coletivo, através da resposta a um quiz, informa a nota citada anteriormente.

Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)
Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)

Para dissipar eventuais dúvidas, o Polígrafo deslocou-se até ao local no Parque Tejo e verificou que, de facto, é essa a principal finalidade da estrutura: servir de base ao “All Experience”.

Quanto à fila de casas-de-banho que suscitou a polémica, confirma-se que se localiza numa das faixas laterais à entrada do referido espaço. Porém, a estrutura do designado altar-palco acaba por cobrir apenas parcialmente um segmento da casa-de-banho feminina, o que difere da tese que tem vindo a circular nas redes sociais. 

Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)
Créditos: Ema Gil Pires (Polígrafo)

Assim, dizer que o altar-palco construído a propósito da Jornada Mundial da Juventude é agora a cobertura de casas-de-banho no Rock in Rio Lisboa é uma alegação enganadora. Pelo que aplicamos o carimbo de “Descontextualizado”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque