Surgiu hoje nas redes sociais uma imagem do toureiro Pedrito de Portugal, salientando que terá sido escolhido como candidato a deputado à Assembleia da República pelo partido Aliança, liderado por Pedro Santana Lopes.

"Pedrito de Portugal. Número 2 pelo partido Aliança por Santarém. Exibe o sangue de um touro nas suas vestes. Lamentamos profundamente que o sangue de uns seja o orgulho de outros. Para nós, foi uma vida que se perdeu num 'espetáculo' bárbaro, e quem assim se exibe vestido mostra uma falta de sensibilidade total. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", critica-se numa publicação da página "Movimento Movido a 4 Patas" na rede social Facebook.

Confirma-se que o partido Aliança escolheu toureiro como candidato a deputado à Assembleia da República? Verificação de factos.

Sim, é verdade. A notícia está a ser avançada hoje por vários órgãos de comunicação social ribatejanos.

"O toureiro Pedrito de Portugal vai ser o número 2 da lista do partido Aliança pelo distrito de Santarém às eleições legislativas de outubro", informa, por exemplo, a página "Rede Regional".

"Recorde-se que o Aliança já tinha anunciado o empresário Rui Paulo Sousa como cabeça de lista pelo distrito de Santarém. Rui Sousa, que foi um dos participantes na mesa redonda 'A Tauromaquia e a política', que se realizou na semana passada durante o I Congresso Internacional Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento, realizado na Chamusca, deixou clara a posição do partido sobre a temática da festa brava", lê-se na notícia.

Segundo a "Rede Regional", Rui Paulo Sousa afirmou que "o partido Aliança defende a tauromaquia, uma expressão cultural das mais antigas da humanidade, com especial tradição nas gentes ribatejanas, alentejanas e terceirenses. Um fator de desenvolvimento económico e social destas mesmas regiões, respeitando sempre a natureza e a cultura. Compreendemos e aceitamos a posição daqueles que menos gostam da tauromaquia, mas condenamos as suas tentativas de imposição, através de posições muitas vezes radicais e extremistas, de uma visão fechada e reducionista que têm sobre esta expressão cultural".

Aliás, essa mesma notícia está a ser difundida na página oficial do partido Aliança (pode conferir aqui).

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro