"Volte Almirante! Portugal lidera o número de novos casos de Covid-19 no mundo", anuncia-se no post de 14 de maio no Facebook, denunciado como falso ou enganador para verificação de factos pelo Polígrafo.

De facto, o ritmo de propagação de infeções por Covid-19 em Portugal acelerou novamente, voltando a superar a fasquia de 20 mil novos casos diários desde 10 de maio. Contudo, há pelo menos dois países que apresentam um ritmo superior, em média a sete dias (de 8 a 14 de maio) e proporção da respetiva população.

Segundo os dados agregados no portal "Our World In Data", na média dos sete dias entre 8 e 14 de maio, Portugal registou um total de 1.836,90 novos casos de infeção por cada milhão de habitantes.

É um dos números mais elevados do mundo, sim, mas ainda assim é inferior às médias de Taiwan (2.582,60 novos casos) e da Austrália (1.903,37 novos casos) no referido período temporal.

Ora, mesmo que Taiwan (ou República da China) possa não ser considerada como uma nação independente (pouco mais de uma dezena de países em todo o mundo reconhecem oficialmente a soberania de Taiwan), não há qualquer dúvida similar em relação à Austrália, pelo que não é verdade que "Portugal lidera o número de novos casos de Covid-19 no mundo".

Em comparação com 8 de maio, a média de novos casos (em proporção da respetiva população) aumentou 59% em Portugal, 17% na Austrália e 218% em Taiwan. Ou seja, Portugal está a aproximar-se da Austrália neste indicador, podendo verificar-se uma ultrapassagem nos próximos dias.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network