"Se você tem medo do [Jair] Bolsonaro, veja isso", sugere-se na maior parte das publicações de um vídeo que conjuga várias declarações de Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil e recandidato ao cargo na próxima eleição, agendada para o dia 2 de outubro.

"Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus", ouve-se Lula da Silva dizer num dos trechos do vídeo.

É genuíno ou terá sido manipulado/adulterado?

Esta frase foi realmente proferida por Lula da Silva, numa entrevista realizada em maio de 2020. Consultando a versão original, porém, verificamos que a frase é mais longa, tendo sido cortada para modificar o sentido das palavras do antigo Presidente do Brasil.

"Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus, porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises", afirmou Lula da Silva.

Aliás, no mesmo dia da emissão da entrevista, Lula da Silva reconheceu que poderia ser mal interpretado e, para corrigir, publicou um vídeo no Facebook em que pede desculpa por ter utilizado "uma frase totalmente infeliz".

"Tentei usar uma palavra para explicar que depois de tão menosprezado no Brasil, o SUS [Sistema Único de Saúde], desde a sua criação em 1988, é, no auge da crise, que a gente começa a descobrir a importância de uma instituição pública que cuida da saúde", esclareceu.

A frase é real, mas está a ser difundida nas redes sociais de forma descontextualizada e cortada, além de não ter qualquer indicação sobre o posterior esclarecimento de quem a proferiu.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Descontextualizado
International Fact-Checking Network