“É assim que funciona o agendamento da vacina para crianças! É obrigatória cada criança dos 5 aos 11 anos ter telemóvel! O telemóvel dos pais não serve! A NOS, a MEO e a Vodafone agradecem esta ajuda do SNS!”, refere uma publicação no Facebook, do dia 15 de dezembro.

A imagem partilhada mostra uma mensagem automática enviada pelo número de contacto do sistema de vacinação, onde pode ler-se que “o número de utente indicado não corresponde à pessoa contactada”.

Isto significa que o agendamento da vacinação nas crianças, dos 5 aos 11 anos, só funciona se os menores tiverem um número de telemóvel pessoal?

Em resposta ao Polígrafo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que a marcação da vacinação infantil deve ser realizada através do número de telemóvel que está associado ao cartão de cidadão das crianças.

A DGS esclarece que a situação descrita na imagem resulta de um erro técnico que terá sido causada pelo elevado número de adesões ao agendamento num curto espaço temporal: “No primeiro dia de vacinação houve uma enorme afluência e achava-se que já não havia vagas disponíveis, mas havia. Neste momento, pode estar a dar erro esporadicamente mas as pessoas conseguem marcar com o número de telemóvel que está associado ao cartão de cidadão dos filhos.”

Em Portugal, a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos começa no fim de semana de 18 e 19 de dezembro. "Esta é uma decisão que resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas", anunciou o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa, em Lisboa.

"A 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinadas algumas de 9 anos. A 6, 7, 8 e 9 de janeiro - quinta, sexta-feira, sábado e domingo - serão vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos", adiantou o secretário de Estado. A 15 e 16 de janeiro será a vez das crianças entre os 6 e os 7 anos, enquanto a 22 e 23 de janeiro serão vacinadas as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que o Governo estima que fique o esquema vacinal completo para esta faixa etária.

Em suma, não é verdadeira a informação de que é necessário que as crianças dos 5 aos 11 anos tenham um número de telemóvel pessoal para que seja possível fazer o agendamento da vacina contra a covid-19. Por isso, se receber esta mensagem deve tentar novamente.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network