O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Afinal Ventura tinha razão”. Portugal regista maior produtividade por trabalhador do que a Turquia?

Política
O que está em causa?
O líder do Chega provocou uma celeuma ao dizer no Parlamento que "os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do mundo". Entretanto no Facebook alega-se que "tinha razão", com base em supostos dados do Banco Mundial sobre a produtividade por trabalhador de cada país. Verificação de factos.
© Agência Lusa / Gregório Cunha

Começando pela declaração proferida por André Ventura, deputado e líder do partido Chega, na Assembleia da República, a 17 de maio: “O aeroporto de Istambul – os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do mundo – foi construído e operacionalizado em cinco anos.”

É no contexto da polémica gerada em torno desta frase que, a 24 de maio, surge uma publicação no Facebook em que se garante que “afinal Ventura tinha razão“. Como suposta prova apresenta uma tabela com dados sobre a produtividade por trabalhador, um aparente ranking mundial em que Portugal (com 20,0 de valor por trabalhador) está na 37.ª posição, acima da Turquia (16,5) que surge na 44.ª posição.

Não tem qualquer indicação sobre o tipo de indicador e unidade de medida, embora se refira que são dados do Banco Mundial. “O André Ventura pensou poder afirmar que ‘os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do mundo’ sem correr o risco de ser apelidado de fascista, racista, xenófobo, machista nem misógino”, realça-se no texto, para depois questionar (apontando para os dados da tabela): “E se dissesse que os luxemburgueses eram os que mais produziam por trabalhador também era racista e xenófobo?”

Posto isto, o autor do post conclui que “o novo fascismo, a Santa Inquisição da religião woke, que domina toda a esquerda e a direitinha fofa, só falta acender as fogueiras para queimar os hereges“.

De acordo com os dados do Banco Mundial, porém, o facto é que a Turquia tem um nível superior de Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa empregada (medido em preços constantes de dólares norte-americanos e Paridades de Poder de Compra) do que Portugal.

Mais especificamente, com base em dados de 2022, a Turquia regista 90,819 dólares por cada trabalhador, ao passo que Portugal não vai além de 70,801 dólares por cada trabalhador.

Neste indicador, a Turquia iniciou o século XXI numa base muito mais baixa do que Portugal, mas foi crescendo gradualmente até à ultrapassagem em 2013. Desde então a tendência tem sido geralmente de aumento da distância entre os dois países.

Na base de dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) há um outro indicador de produtividade laboral que aponta no mesmo sentido.

Trata-se do PIB por hora de trabalho (igualmente medido em preços constantes de dólares norte-americanos e Paridades de Poder de Compra) que, no ano de 2022, foi de 125 dólares na Turquia e 111 dólares em Portugal. A média da OCDE foi de 107 dólares.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque