O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Advogado de José Sócrates é secretário de Estado do atual Governo de António Costa?

Política
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Estão a ser difundidas nas redes sociais diversas publicações com a imagem de Miguel Prata Roque, indicando que se trata de um secretário de Estado do atual Governo de António Costa e também advogado do antigo primeiro-ministro José Sócrates. Vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos.

A imagem é de Miguel Prata Roque e a legenda é quase sempre a mesma: “Advogado de Sócrates é secretário de Estado de Costa“. Estão a ser difundidas nas redes sociais diversas publicações com essa imagem, indicando que se trata de um secretário de Estado do atual Governo de António Costa e também advogado do antigo primeiro-ministro José Sócrates. Vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos.

Algumas dessas publicações remetem para uma notícia do jornal “Sol”, datada de 25 de novembro de 2015 (a data não está visível nas publicações em análise, pelo que gera desde logo desinformação, parecendo que é uma notícia atual). Mas outras nem sequer têm essa referência, limitando-se a sublinhar que “advogado Sócrates é secretário de Estado de Costa”, sem mais.

“Miguel Prata Roque, o novo secretário de Estado da Presidência de Conselho de Ministros, é o advogado de José Sócrates na providência cautelar que este moveu em Tribunal para impedir as publicações do Grupo Cofina de publicarem notícias sobre a ‘Operação Marquês'”, informou o referido jornal.

“Desde 27 de outubro [de 2015] que todos os 28 títulos do Grupo Cofina estão proibidos de publicar factos que constem do processo em que Sócrates é arguido. Inclusivamente, tiveram de retirar dos sites os conteúdos já publicados. A empresa e os jornalistas visados deduziram oposição, por um lado, e apresentaram um recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, em que pedem a anulação da providência cautelar, considerada ilegal e inconstitucional”, acrescentou.

Ora, de facto, Miguel Prata Roque assumiu o cargo de secretário de Estado da Presidência de Conselho de Ministros, em novembro de 2015, no atual Governo liderado por António Costa. Também é verdade que foi advogado de Sócrates no referido processo, até ingressar no Governo, não podendo evidentemente acumular tais funções.

 

 

Por outro lado, Prata Roque já não está no Governo. Cessou funções em julho de 2017 e, presentemente, trabalha como consultor da Filipe Azoia & Associados, Sociedade de Advogados.

Em suma, difundir a mensagem de que “advogado de Sócrates é secretário de Estado de Costa“, em 2019, sem contextualização, apesar de ter uma base verdadeira, pode gerar desinformação. Trata-se de uma notícia de 2015, já desatualizada, pois Prata Roque saiu do Governo em 2017. E não foi advogado de Sócrates ao mesmo tempo que exerceu funções no Governo de Costa.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque