Escritas sobretudo em língua inglesa, do Twitter ao Facebook, mas também encontramos publicações em diferentes idiomas que transmitem a mesma alegação de que a Ucrânia produz 25% do trigo que é consumido ao nível mundial.

Algumas das quais em aparente resposta a declarações proferidas pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, a 24 de março, em conferência de imprensa no quartel-general da NATO em Bruxelas, à margem da sua participação em três cimeiras (da NATO, do G7 e da União Europeia).

"No que concerne à escassez de alimentos, sim, falámos sobre isso. E vai ser real. O preço destas sanções não é imposto apenas à Rússia, mas também a muitos países, incluindo europeus e o nosso país. E porque tanto a Rússia como a Ucrânia têm sido o celeiro da Europa ao nível do trigo, por exemplo", afirmou Biden nessa altura.

"Mas tivemos uma longa discussão no G7, tanto os EUA que têm um significativo… O terceiro maior produtor de trigo do mundo. Assim como o Canadá que também é um grande, grande produtor. E nós falámos sobre como poderemos aumentar e disseminar mais rapidamente os alimentos. Escassez de alimentos", disse o Presidente dos EUA.

Ora, de acordo com os dados mais recentes da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em língua inglesa), agência especializada das Nações Unidas, a Ucrânia destacou-se como o 8.º maior produtor de trigo ao nível mundial em 2020. A tabela foi liderada pela China continental, seguindo-se a Índia, Rússia, EUA, Canadá, França e Paquistão.

Apesar de ter sido o 8.º maior produtor de trigo em 2020, a Ucrânia não produziu 25% do trigo consumido ao nível mundial, mas apenas 3%, de acordo com os dados da FAO. Ou seja, as publicações em causa extrapolam grosseiramente o peso da produção ucraniana de trigo.

No entanto, essa produção ucraniana cobriu 9% do mercado global de exportação de trigo. A diferença nesta percentagens explica-se pelo facto de alguns dos maiores produtores do mundo, nomeadamente a China, Índia, Rússia e EUA, também consumirem uma grande parte da sua produção no mercado interno. A Ucrânia exporta uma maior parcela da sua produção de trigo do que esses outros grandes produtores.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network