- O que está em causa?Em diversas publicações nas redes sociais destaca-se que a Ucrânia produz 25% do trigo que é consumido ao nível mundial. A partir dessa percentagem - que o Polígrafo verifica se está ou não correta - alerta-se para a iminência de uma crise de escassez de alimentos, por causa da guerra iniciada pela Rússia há mais de um mês.

Escritas sobretudo em língua inglesa, do Twitter ao Facebook, mas também encontramos publicações em diferentes idiomas que transmitem a mesma alegação de que a Ucrânia produz 25% do trigo que é consumido ao nível mundial.
Algumas das quais em aparente resposta a declarações proferidas pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, a 24 de março, em conferência de imprensa no quartel-general da NATO em Bruxelas, à margem da sua participação em três cimeiras (da NATO, do G7 e da União Europeia).
"No que concerne à escassez de alimentos, sim, falámos sobre isso. E vai ser real. O preço destas sanções não é imposto apenas à Rússia, mas também a muitos países, incluindo europeus e o nosso país. E porque tanto a Rússia como a Ucrânia têm sido o celeiro da Europa ao nível do trigo, por exemplo", afirmou Biden nessa altura.
"Mas tivemos uma longa discussão no G7, tanto os EUA que têm um significativo… O terceiro maior produtor de trigo do mundo. Assim como o Canadá que também é um grande, grande produtor. E nós falámos sobre como poderemos aumentar e disseminar mais rapidamente os alimentos. Escassez de alimentos", disse o Presidente dos EUA.

Ora, de acordo com os dados mais recentes da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em língua inglesa), agência especializada das Nações Unidas, a Ucrânia destacou-se como o 8.º maior produtor de trigo ao nível mundial em 2020. A tabela foi liderada pela China continental, seguindo-se a Índia, Rússia, EUA, Canadá, França e Paquistão.

Apesar de ter sido o 8.º maior produtor de trigo em 2020, a Ucrânia não produziu 25% do trigo consumido ao nível mundial, mas apenas 3%, de acordo com os dados da FAO. Ou seja, as publicações em causa extrapolam grosseiramente o peso da produção ucraniana de trigo.
No entanto, essa produção ucraniana cobriu 9% do mercado global de exportação de trigo. A diferença nesta percentagens explica-se pelo facto de alguns dos maiores produtores do mundo, nomeadamente a China, Índia, Rússia e EUA, também consumirem uma grande parte da sua produção no mercado interno. A Ucrânia exporta uma maior parcela da sua produção de trigo do que esses outros grandes produtores.
__________________________________
Avaliação do Polígrafo:
