Um utilizador do Facebook afirmou numa publicação que o PS tinha deixado como “herança” ao país o facto de Portugal ter “uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 0,8”, um valor que, indicou, “é superior à média da União Europeia”. Será verdade?
De acordo com dados do Eurostat atualizados a 23 de abril de 2024, em 2022 (ano mais recente para o qual há dados) a taxa de homicídios intencionais registados pela polícia em Portugal era de 0,72 por cada 100 mil habitantes.
Olhando para a taxa da União Europeia, podemos observar que é, ao contrário do que indica a publicação, inferior à portuguesa: 0,86 homicídios por 100 mil habitantes.
O valor apontado na publicação é referente ao ano de 2021 quando, de facto, a taxa de homicídios em Portugal era de 0,80 por 100 mil habitantes. No entanto, se consultarmos o valor da União Europeia para o mesmo ano, ele continuava a ser ligeiramente superior ao português: 0,83 homicídios por 100 mil habitantes.
Desta forma, a publicação feita nas redes sociais não é verdadeira: não só a taxa de homicídios em Portugal por 100 mil habitantes é ligeiramente inferior ao valor apontado no post, como não é superior à média da União Europeia.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: